Portugal no grupo da França e da Espanha quer conquistar o Europeu de futsal sub-19

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]

O Selecionador José Luís Mendes admite que o objetivo da Seleção portuguesa de futsal de sub-19 é quebrar o domínio da Espanha e conquistar pela primeira vez o Campeonato da Europa, que se disputa em Porec, na Croácia.

“Estamos a trabalhar com o propósito de quebrar essa hegemonia da Espanha. Acredito muito na qualidade desta geração. É uma geração mais equilibrada do que as anteriores. Temos dois, três jogadores para cada posição e todos aportam coisas diferentes à nossa forma de jogar”, disse o Selecionador, em entrevista à Lusa, durante o estágio que a equipa das ‘quinas’ cumpriu em Rio Maior.

O Técnico sublinhou que a resiliência dos jogadores será a principal ‘arma’ para interromper a hegemonia dos espanhóis, que conquistaram as duas edições da competição já realizadas, em 2019 e 2022, a última numa final com Portugal.

“Estes miúdos têm capacidade para superar algumas adversidades. É uma geração que não se vai abaixo com facilidade. É muito resiliente no jogo. Mesmo que as coisas corram mal, procuram sempre acreditar que é possível dar a volta a um contexto menos favorável e são extremamente competitivos”, elencou.

.
Portugal está inserido no Grupo A juntamente com a Espanha, com quem inicia a competição no dia 03 de setembro (18h00), França (04 de setembro, às 18h00) e com a anfitriã Croácia (06 de setembro, às 20h30). Para José Luís Mendes, não há adversários acessíveis no Europeu.

“Será um grupo extremamente difícil. A Espanha é a bicampeã europeia, a França tem uma Seleção muito boa e a Croácia tem a vantagem de jogar em casa. Tem uma Seleção muito boa e tem ainda outra vantagem, que é a questão da capacidade física. São três adversários muito difíceis”, analisou, antes de destacar que “se estivesse do lado deles, também estaria preocupado com a Seleção portuguesa”.

Segundo o Selecionador, a equipa das ‘quinas’ tem os “pés assentes na terra” – ainda que considere “legítimo” que os jogadores sonhem mais além – e sabe que, antes de tentar lutar pelo cetro, há uma fase de grupos para ultrapassar.

“O nosso grande objetivo é entrar bem na competição, para depois conseguirmos bons resultados no segundo e terceiro jogos e estarmos nas meias-finais”, disse.

Na última edição da prova, disputada no ano passado em Jaén, em Espanha, a Seleção portuguesa perdeu na final diante da seleção da casa, por 6-2.

Contudo, José Luís Mendes assegura que “não há fantasmas” para o jogo diante da ‘roja’. “Se, eventualmente, houve esse fantasma, ele já desapareceu. Vai ser sempre um jogo bastante equilibrado, entre duas grandes Seleções, e o resultado estará sempre dependente de um ou outro detalhe. São duas Seleções que se equivalem e que têm recursos muito bons”, antecipou, repisando que Croácia e França podem complicar as contas num dia “menos bom de Portugal ou Espanha”.

As meias-finais da competição estão agendadas para 08 de setembro e a final será jogada dois dias depois, em 10.

.
Portugal tem a ambição de estar presente na fase decisiva e o Selecionador português acredita que o troféu pode mesmo vir para solo luso, depois da equipa das ‘quinas’ se ter ficado pelas meias-finais em 2019 e perdido a decisão de 2022.

Esperança que, de resto, já tinha nas edições anteriores, ainda que “a questão das lesões [que provocaram alterações nas convocatórias finais] não tenha ajudado”.

“Das outras vezes, tinha a esperança de que poderíamos ser Campeões da Europa. Este ano, não será exceção. Acredito que temos capacidade para ganhar o Europeu, mas temos de o demonstrar”, sustentou, acrescentando que o principal objetivo das Seleções jovens é formar atletas para “um dia chegarem à seleção AA”.

“Felizmente, isso tem acontecido, mas se lá chegarem com títulos no currículo, então é a cereja no topo do bolo”, finalizou.

A Seleção portuguesa de futsal de sub-19 já se encontra na Croácia, onde prepara a estreia no Campeonato da Europa, agendada para 03 de setembro.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]