LusoJornal / Manuel André

Portugal “Rei das Ilhas” no Carnaval de Albi

A história da participação da Associação Desportiva e Cultural dos Portugueses de Albi nos desfiles do Carnaval da cidade tarnaise, começou no início dos anos 1990, uma brincadeira entre amigos levou a coletividade a ser uma das mais antigas a desfilar naquele que é considerado um dos maiores eventos carnavalescos do sul de França.

Primeiro com um ar de folclore, depois com as marchas populares de Santo António, e atualmente, pelo nono ano consecutivo, com a animação de um carro alegórico ligado ao tema anual da festa, mas sempre com músicas, trajes e animação, lembrando Portugal.

As Ilhas, as viagens, os exotismos, são os temas da 64º edição do Carnaval de Albi, e no dia 3 de março, o inverno também se mascarou em primavera, com um termómetro a indicar 22 graus, uma tarde de domingo ideal para o primeiro dos dois desfiles deste evento festivo anual de l’albigeois.

Dos dez carros alegóricos que participaram na parada, foi atribuído à associação portuguesa o carro n°3, devidamente enfeitado e batizado “Le Roi des îles”.

Com o Presidente António Pereira, na animação lúdica e musical, cerca de 25 pessoas, crianças e adultos, vestidas de trajes exóticos ou folclóricos, evocando Portugal e confecionados pelos membros da coletividade luso-albigeoise, deram vida ao Rei de quatro rodas, que demorou mais de 2 horas para percorrer os 2,3 quilómetros previsto nas ruas da cidade, perante cerca de 30.000 espetadores, que não tiveram receio das medidas de segurança reforçadas.

O segundo desfile está previsto para domingo dia 10 de março a partir das 14h30, o enigma é de saber que mascara vai adotar o Sol, para acompanhar a parada.

Para quem não teve a oportunidade de se deslocar às ruas de Albi, a Associação Desportiva e Cultural, organiza na sua sala, 56 route deTeillet, no sábado dia 16 de março, a partir das 20h00, um jantar com tripas à moda portuguesa, seguido de um baile tradicional com o duo, Marta e Marco, sobe o tema “Vem mascarado, no Carnaval ninguém leva a mal”.

[pro_ad_display_adzone id=”20816″]