Português condenado por «fazer a vida negra aos vizinhos»

Um Português de 35 anos, José, residente em Magdelaine-sur-Tarn, foi condenado esta semana em Albi, no sul da França, a 8 meses de prisão, dos quais 4 de pena suspensa, por tráfico de droga, agressão, roubo e por «fazer a vida negra aos vizinhos». O processo continua em tribunal, com julgamento previsto para abril, mas desde já o Juiz proíbe-o de entrar em contacto com as vítimas, de usar armamento, mas também o obriga a encontrar um trabalho e a curar-se.

No dia 23 de dezembro, pelas 16h30, quando uma vizinha passeava o cão, cruzou José que saía de casa com uma arma, ameaçando matar quem lhe atravessasse pela frente. Bateu com a porta de casa, deixando a companheira no interior, “pegou-se” mais uma vez com um vizinho a quem partiu dois dedos e teve de ser hospitalizado. Seguiu uma vizinha até ao espaço dos caixotes do lixo e tentou esganá-la.

Os vizinhos dizem que desde 2015, quando o Português se instalou na residência, vivem um verdadeiro inferno. Acusam-no de degradação, de roubar as caixas do correio e de ter um «comportamento inadaptado». Dizem que quando bebe se torna violento.

A Polícia encontrou em casa de José uma série de armas «pouco convencionais» segundo o Juiz. Mas o Português protestou alegando que eram armas da companheira, «que se protege depois de ter sofrido um drama familiar». Aliás, José prefere acusar os vizinhos de se terem aliado contra ele afirmando que «eu não fiz nada». A companheira do acusado gozava com as testemunhas e teve de ser chamada à ordem pelo Tribunal.

Na verdade, a Polícia encontrou também vários sacos com droga, uma balança e resina de canabis. Recolheu também testemunhos que o Português fumava droga com os jovens do bairro e comercializava-a.

Já no fim da audiência, perante as testemunhas e os factos que o acusavam, o Português lá reconheceu que está «doente» e que necessita de ajuda psicológica.