Benfica's player Joao Felix reacts during the Portuguese First League soccer match against Vitoria Setubal held at Luz Stadium in Lisbon, Portugal, 14 April 2019. JOSE SENA GOULAO/LUSA Lusa/José Sena Goulão

Futebol: Português João Félix venceu o ‘Golden Boy’ de 2019, Francês foi 17°

O internacional português João Félix, de 20 anos, venceu o ‘Golden Boy’ de 2019, prémio do jornal italiano Tuttosport que distingue o melhor futebolista abaixo dos 21 anos. O melhor e único francês presente no top-20, foi Mattéo Guendouzi, que terminou no 17° lugar.

João Félix, que no verão trocou o Benfica pelo Atlético de Madrid por 126 milhões de euros, recebeu 332 votos, à frente do inglês Jadon Sancho, do Borussia Dortmund, com 175, e do alemão Kai Havertz, do Bayer Leverkusen, com 75. O melhor francês foi o médio francês do Arsenal, Mattéo Guendouzi, que acabou no 17° lugar com apenas 9 votos.

“Obrigado Tuttosport pelo prémio Golden Boy de 2019, estou muito orgulhoso. É a segunda vez que um jogador do Atlético de Madrid tem esse reconhecimento [Agüero, em 2007], estou feliz. Obrigado também ao Benfica e em particular ao treinador Bruno Lage, por tudo o que fez por mim, e à minha família, sempre próxima. Um abraço”, referiu João Félix.

João Félix é o segundo português a vencer o prémio, depois de Renato Sanches, em 2016, ano em que passou do Benfica para o Bayern Munique.

O jogador português receberá o prémio numa gala em Turim, na Itália, agendada para 16 de dezembro.

O administrador-delegado do Tuttosport, Federico Vincenzoni, sublinhou o valor total, perto de 500 milhões de euros, dos últimos três Golden Boys, o Francês Kylian Mbappé, em 2017, o Holandês De Ligt, em 2018, e João Félix, em 2019.

A votação é feita por um júri de 40 jornalistas europeus, que depositam o voto em cinco jogadores escolhidos, com 10 pontos ao primeiro, sete ao segundo, cinco ao terceiro, três ao quarto e um ao quinto.

Curiosamente, Cristiano Ronaldo, que tem dividido com o argentino Lionel Messi as distinções de melhor futebolista do mundo, nunca venceu o ‘Golden Boy’, distinção em que foi terceiro em 2003, e segundo, atrás de Wayne Rooney, em 2004.