LusoJornal | Jorge Campos

Portugueses de Lyon empenhados em manter as festas em honra de N. Sra de Fátima em Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

Na cidade de Lyon são inúmeras as pessoas que ao longo do ano se investiram para preservar, com fé e devoção, a Nossa Senhora de Fátima.

Em 1964, foram algumas famílias que deram início a estas peregrinações, em honra de Nossa Senhora de Fátima na colina de Fourvière, dentro e fora da Basílica do mesmo nome. A autorização para organizar as procissões foi dada pela Diocese e pela organização da Basílica. E desde 1986 existe mesmo um altar, na cripta de S. José, que foi encomendado pela Comissão dessa altura, e fabricado em Portugal em madeira de castanho. Foi custeado por um peditório, na sua maior parte por donativos de empresas e particulares membros da Comunidade portuguesa residente em Lyon.

Duas vezes no ano, em maio e em outubro, a Comunidade portuguesa marca presença muito numerosa nestas manifestações, recebendo e agradecendo graças, vindos da Virgem Maria.

A Comissão atual é formada por 20 membros, homens e mulheres de diferentes idades, que, cada um na sua função e na data prevista, ajudam para que tudo se realize com o maior rigor e respeito.

O padre Capelão da Comunidade é o representante diocesano e colabora na organização dos eventos religiosos. Nesta organização encontramos ainda a participação dos membros de três Grupos corais portugueses que animam as celebrações nas Comunidades e também as equipas que durante o ano têm a seu encargo o florir do altar, todos os sábados.

“É pois com grande rigor que tudo é feito a este nível do altar, porque sendo a Basílica um local de passagem turística, este altar tem que estar sempre bonito” disseram Rosa e Isaura, as responsáveis de um fim de semana de arranjos na cripta da Basílica.

Por ocasião das festas de maio e de outubro, uma outra equipa entra em ação para preparar o andor que por vezes leva flores no valor de 900 euros, que são depois leiloadas pelos peregrinos.

“Eu já aqui venho há muitos anos e a convite de membros da Comissão, atualmente faço parte de um grupo que prepara o andor com os arranjos florais e que participará nas procissões com a imagem de Nossa Senhora de Fátima” disse Isabel Santos.

A equipa é constituída por Cristina, Georgina, Sinfrósia, Lurdes, Cristina Lobo e Isabel, que partilham esta responsabilidade durante o ano.

Hoje são várias as famílias que, por amizade e também na fé, ajudam a que a peregrinação a Nossa Senhora de Fátima em Fourvière se realize nas melhores condições e em boa organização, “dentro da alegria de se viver a fé Mariana” em Lyon.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]