Os velejadores portugueses no evento teste para os Jogos Olímpicos falharam o apuramento para a ‘medal race’ nas diversas classes, destinadas às 10 tripulações mais fortes em Marseille, cidade que vai receber a vela em Paris2024.
A grega Vasileia Karachaliou, a representar Portugal enquanto aguarda o processo de naturalização, era quem tinha mais hipóteses, pois seguia em 11º lugar em ILCA 6, contudo, lesionou-se na quinta-feira e hoje não competiu.
Em ILCA 7, Eduardo Marques ainda recuperou do mau dia de véspera, mas apenas conseguiu recuperar duas posições, para 15º, com 155 pontos, quando o derradeiro classificado o fez com 127.
Ainda assim, Eduardo Marques ficou nos 16 primeiros, que será, nesta classe, a quota de apuramento para Paris2024 durante os mundiais de agosto, em Haia.
Em 49er, Pedro Costa e João Bolina iniciaram a jornada em 29º e apesar das regatas deste sábado, o último lugar já não lhes permitiu aspirar ao êxito.
Em 470, a dupla Beatriz Gago e Rodolfo Pires seguia em 16ª e Mafalda Pires de Lima 15ª em kite, pelo que, arredados dos 10 primeiros na quinta-feira, sexta-feira já não competiram.