LusoJornal / António Borga

Portugueses no onze do ano do L’Équipe ?

O jornal desportivo francês L’Équipe leva a cabo uma votação no seu ‘site’ para escolher o onze ideal de 2018 do Campeonato francês da primeira divisão, a Ligue 1. Na lista de votação constam os nomes de quatro portugueses: Anthony Lopes, José Fonte (no centro na foto), Pedro Mendes e Rony Lopes.

Até às 20h00 desta sexta-feira, 28 de dezembro, os adeptos de futebol ou simplesmente os internautas podem votar nos jogadores que preferem ou que acham que devem integrar o onze ideal da Ligue 1.

 

Anthony Lopes, guarda-redes do Lyon

O internacional português integra uma lista de 10 guarda-redes, entre eles os dois do Paris Saint Germain – o Francês Alphonse Areola ou o Italiano Gianluigi Buffon – ou ainda o guarda-redes francês com origens guineenses do Reims, Édouard Mendy. Anthony Lopes é um dos favoritos, ele que vem de ser eleito o melhor jogador do Lyon de 2018 pelos adeptos do seu clube.

 

José Fonte e Pedro Mendes, duelo nos centrais

Numa lista de 15 nomes, entre eles por exemplo os Brasileiros do PSG Marquinhos e Thiago Silva, encontramos dois internacionais portugueses.

José Fonte, de 35 anos, chegou no passado verão ao Lille, mas já conseguiu impor-se como uma das peças mais importantes da equipa do Norte da França. Aliás José Fonte já recuperou a braçadeira de Capitão da equipa. De notar que o central luso realizou 17 jogos com a camisola do Lille no Campeonato, em 19 possíveis.

Pedro Mendes, de 28 anos, realiza a sua quarta temporada em França, a segunda consecutiva com o Montpellier. Internacional português, ele conseguiu tornar-se incontornável na equipa do Montpellier, tendo disputado 15 jogos esta temporada, enquanto na época passada esteve presente em 38 encontros do clube do Sul da França em todas as provas realizadas.

 

Rony Lopes, goleador do Monaco

O internacional português de 22 anos está na categoria de extremos / médios ofensivos, na qual encontramos as estrelas do Campeonato francês Kylian Mbappé e Neymar. Numa lista com 20 nomes, Rony Lopes é um dos elementos que mais golos tem apontado nas diferentes temporadas, no entanto este ano tem estado lesionado desde o dia 10 de setembro, antes do encontro entre Portugal e a Itália, a contar para a Liga das Nações.

Rony Lopes iniciou a sua quinta época em França, a segunda consecutiva no Monaco. De notar que realizou apenas cinco jogos e apontou um tento, oferecendo, no entanto, o primeiro triunfo aos Monegascos nesta temporada, uma vitória importante quando se sabe que o Monaco tem apenas três triunfos em 19 jogos (!). Rony Lopes está lesionado e faz falta à equipa do Principado.

Os resultados serão divulgados no sábado 29 de dezembro e os quatro Portugueses estão na corrida ao onze ideal.