Presidente de “Métropole de Tours” chamou “Sale Portugais” ao Maire de Fondettes Cédric de Oliveira

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

No passado dia 4 de abril, o Presidente da Área Metropolitana de Tours, Frédéric Augis, proferiu insultos racistas contra o jovem Maire de Fondettes, Cédric de Oliveira, Vice-Presidente daquela estrutura, mas a notícia só foi tornada pública esta semana.

Cédric de Oliveira é o 9° Vice-Presidente da Métropole de Tours, com o pelouro dos equipamentos culturais e da comunicação, mas também é o Presidente da Associação dos Maires de Indre-et-Loire.

Tudo aconteceu depois de um Conselho da Área metropolitana em que foi votado o Orçamento para 2023, quando se estava já no momento de partilha de uns croquetes. Frédéric Augis enervou-se e chamou “Sale Portugais” a Cédric de Oliveira, quando estavam em pequeno comité, mas com várias testemunhas.

Os dois homens são de Direita – Frédéric Augis é membro do partido Les Républicains, e Cédric de Oliveira é “Divers Droite” – mas o Presidente queria que Cédric de Oliveira integrasse o Grupo da Maioria na Métropole e teria interpelado brutalmente o Maire de Fondettes. Este, surpreendido com o “ataque”, teria tentado perceber porque estava Frédéric Augis e agir assim.

Foi nessa altura que Frédéric Augis teria começado por dizer que “Tu não és mais do que um simples pequeno Vice-Presidente” e acrescentou “Tu não és mais do que um ‘sale portugais’”. Várias pessoas utros assistiram à cena, como por exemplo o Maire de Berthenay, o Maire de Villandry, o Maire de Rochecorbon e vários Diretores de serviços, assim como o pessoal que serviu o cocktail.

Cédric de Oliveira não apresentou queixa

Cédric de Oliveira considera que o ato “revela uma grande brutalidade”, lamenta as “palavras indignas”, mas não apresentou queixa, mesmo se ameaça prevenir o Procurador da República se tal voltar a repetir-se. Decidiu, no entanto, publicar uma carta aberta ao Presidente da Área Metropolitana e no dia 11 de abril enviou uma carta à Préfecture para assinalar o incidente, tendo depois falado ao telefone com o Préfet Patrice Latron. Isto quer dizer que o incidente pode vir a ter consequências penais.

“Este tipo de propósitos racistas é profundamente ofensivo e não deve ter lugar em nenhum debate e em nenhum momento, sobretudo quando são pronunciados entre autarcas republicanos e no seio de uma instituição republicana como é o caso da Metrópole” escreveu Cédric de Oliveira na carta aberta enviada esta semana a Frédéric Augis.

Frédéric Augis não negou esta “derrapagem grave” e escreveu, também ele, uma carta com pedido de desculpas a Cédric de Oliveira.

Curiosamente, o antigo Presidente da Metrópole de Tours, Wilfried Schwartz, teve de demitir-se, há cerca de dois anos, por ter dado uma bofetada ao seu antigo Chefe de Gabinete e há apenas poucas semanas Frédéric Augis foi reeleito à Presidência da Métropole.

Atualmente, há quem diga que os nervos estão à flor da pele por causa das próximas eleições para o Senado que vão ter lugar em setembro.

Reações de indignação

Nenhuma das partes quer falar com a imprensa, mas o Maire de La Riche, Filipe Pereira Pousos, também ele de origem portuguesa, reagiu e disse que, se for verdade o que se passou, Frédéric Augis não pode continuar a Presidir a Área metropolitana. “Esta frase nauseante revela uma atitude descomplexada, distante da coesão a que aspiram os cidadãos, sejam quais forem as suas origens. Esta é uma calúnia racista de outra época que cai nas malhas da lei. Gostaria de expressar o meu total apoio ao colega Cédric de Oliveira. Também penso sinceramente na Comunidade portuguesa da Touraine, nos pais e avós cuja história se confunde com a do nosso Departamento há várias décadas. É particularmente o caso de La Riche, onde vivem muitas famílias de origem portuguesa e cuja população mantém uma geminação de mais de trinta anos com a vila de Estarreja. Racismo é crime. Resta-nos aguardar a abertura de inquérito para apurar a realidade dos fatos”.

Filipe Pereira Pousos afirma que “tenho orgulho das minhas origens portuguesas. Este episódio choca-me” e diz que lhe faz lembrar a sua recente expulsão da Direção da Metrópole. Lembra “o desprezo do Presidente, expresso durante uma Conferência de Maires. O meu discurso foi ignorado pelo Presidente com um simples ‘obrigado pelo texto magnificamente escrito e muito bem lido’ quando eu o interrogava sobre o lugar da cidade de La Riche na governança metropolitana”.

E para terminar, Filipe Pereira Pousos foi claro: “Se as afirmações racistas forem confirmadas por ele ou durante um inquérito judicial, o Sr. Augis não poderá continuar como Presidente da Metrópole”.

Também a Secção do Partido Socialista da Indre-et-Loire reagiu. “Os eleitos da República têm, mais do que nunca, a responsabilidade de defender a democracia. O debate político é uma troca de argumentos de fundo… As invetivas prejudicam gravemente a necessária serenidade dos debates. E devem ser condenadas com mais firmeza quando assumem um caráter racista”.

Também o antigo Deputado e antigo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Carlos Gonçalves, reagiu nas redes sociais. “Gostaria de manifestar a minha total solidariedade para com o meu amigo Cédric de Oliveira que, segundo a comunicação social local, foi vítima de insultos racistas por parte do Presidente da ‘Métropole de Tours’”.

“O Cédric de Oliveira é o Presidente do Município de Fondettes e é uma das grandes figuras políticas do Departamento da Indre-et-Loire. Apesar de ter nascido em França foi sempre com orgulho que assumiu as suas origens e não é fácil ver-se acusado de ser um ‘sale Portugais’ num país com a tradição democrática como é a França” escreve Carlos Gonçalves. “Pelo que vi da resposta do Cédric de Oliveira a este insulto, só prova que apesar de ter origem noutras latitudes, está a ter um comportamento, esse sim, digno de um país que aprendemos a conhecer como a terra da igualdade, da liberdade e da fraternidade. Estamos contigo”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]