Lusa | Miguel A. Lopes

Presidente do Conselho das Comunidades passa a ser único Deputado do PSD a representar os emigrantes


O ainda Presidente do Conselho Permanente do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), Flávio Martins, vai assumir as funções de Deputado da Assembleia da República, em representação dos Portugueses eleitos pelo círculo eleitoral da Emigração Fora da Europa, em substituição de José Cesário que toma hoje posse de Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

Flávio Martins foi eleito Conselheiro das Comunidades há 8 anos, na área consular do Rio de Janeiro, no Brasil, e depois foi escolhido para Presidente do Conselho Permanente do CCP.

O mandato, que devia ter durado 4 anos, acabou por durar 8 anos, e nas eleições deste ano, Flávio Martins voltou a concorrer e voltou a garantir a sua eleição para o Conselho das Comunidades Portuguesas.

Neste momento os novos Conselheiros ainda não se reuniram em reunião plenária e, por conseguinte, ainda não escolheram o Conselho Permanente. Flávio Martins, assume interinamente a função de Presidente do CCP.

Advogado de profissão, a exercer no Brasil, Flávio Martins candidatou-se nestas eleições legislativas pela lista da AD, sendo o segundo candidato de uma lista encabeçada por José Cesário.

A subida de José Cesário ao Governo faz com que Flávio Martins passe a ser o único deputado social-democrata a representar a emigração no Parlamento português.

Flávio Martins não foi o primeiro Presidente do CCP a sentar-se no Parlamento português. Já Eduardo Moreira, que foi durante três anos Presidente do Conselho das Comunidades, também ele do Rio de Janeiro e também do PSD, ocupou estas funções.