Lusa | Pedro Sarmento Costa

Presidente do PSD vem a Roubaix, Paris, Chelles, Champigny e Dourdan

[pro_ad_display_adzone id=”41077″]

O Presidente do PSD, Luís Montenegro, inicia hoje em Bruxelas mais uma edição da iniciativa “Sentir Portugal”, este mês dedicada às Comunidades portuguesas em vários países europeus.

O périplo irá estender-se até dia 28 de março e inclui, além da capital da Bélgica, passagens por Dusseldorf (Alemanha), Luxemburgo, Genebra (Suíça) e em França, Paris e Richebourg.

Esta será a sétima edição da iniciativa “Sentir Portugal”, um compromisso assumido por Luís Montenegro no 40º Congresso do PSD de passar uma semana por mês nos diferentes distritos do país, e em que também previa passagens pela diáspora portuguesa. “As Comunidades portuguesas na Europa constituem um dos mais importantes ativos estratégicos que contribuem para a afirmação da nossa identidade, cultura e língua. Na sua esmagadora maioria, os emigrantes portugueses mantêm vínculos históricos, culturais, sociais e económicos com Portugal”, refere o PSD, em comunicado, apontando como objetivo desta semana “contactar com a realidade local e dialogar com os Portugueses na diáspora, luso-descendentes, famílias e instituições”.

Na quinta-feira, de Bruxelas, Luís Montenegro parte para uma homenagem no Cemitério militar português de Richebourg (no norte da França), onde estão sepultados 1.831 militares portugueses mortos na I Guerra Mundial e vai almoçar a Roubaix.

Depois de passar pela Alemanha e pelo Luxemburgo, Luís Montenegro vem para Paris onde vai jantar com o Embaixador de Portugal, José Augusto Duarte, participa num encontro com as estruturas do PSD Europa, uma reunião com os Conselheiros das Comunidades portuguesas eleitos por França e um jantar com empresários da Câmara do Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP), com quem assistirá ao jogo de futebol entre as Seleções de Portugal e do Luxemburgo.

No dia 27, segunda-feira, o Presidente do PSD visitará o Consulado Geral de Portugal em Paris, a empresa “Les Dauphins” de Mapril Baptista, fabricante de ambulâncias, em Chelles, o monumento ao antigo Maire de Champigny-sur-Marne e à Comunidade portuguesa e será recebido na Mairie de Dourdan, na região parisiense, pelo Maire Paulo de Carvalho, onde aliás se encontrará com outros autarcas de origem portuguesa.

Nas últimas eleições legislativas, em janeiro de 2022, o PSD não elegeu qualquer Deputado pela Europa (os dois parlamentares foram para o PS, ao contrário do empate em mandatos registado em 2019), depois de o Tribunal Constitucional ter mandado repetir o sufrágio neste círculo (na primeira contagem, com votos parciais, os sociais-democratas tinham ficado com um deputado e os socialistas com o outro).

Nessa ocasião, mais de 157 mil votos dos eleitores do círculo da Europa foram anulados por, durante a contagem, terem sido misturados votos válidos com votos inválidos, não acompanhados de cópia do documento de identificação, como exige a lei.

Recentemente, o PSD apresentou um projeto-lei – aprovado na especialidade e que será agora discutido na especialidade no parlamento – para testar nas eleições europeias do próximo ano o voto eletrónico não presencial para residentes no estrangeiro (que por ser um projeto-piloto não dispensaria ainda o exercício do voto presencial).

O diploma do PSD pretende também alargar a possibilidade de os emigrantes poderem votar por correspondência nas eleições presidenciais e europeias, tal como já acontece nas legislativas.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]