Primeira edição do Desfile do Traje Popular Português vai ter lugar em Montfermeil

[pro_ad_display_adzone id=”41080″]

 

A Delegação de França da Federação do Folclore Português vai organizar no próximo dia 22 de outubro, sábado, a primeira edição do Desfile do Traje Popular Português, no Ginásio Colette Besson, em Montfermeil (93).

Em 2019, constituiu-se um Comité para a organização deste 1° Desfile do Traje Popular Português no fim do século 19. O evento estava previsto para 2020, mas a pandemia de Covid-19 obrigou ao adiamento para mais tarde. A organização anunciou agora que vai ter lugar, finalmente, no dia 22 de outubro.

O Comité de organização é constituído por elementos da Delegação da Federação do Folclore Português, mas também por elementos de grupos de folclore exteriores à Federação – Lurdes Cordeiro, Manuel Cardoso, Adelino Rodrigues, José Lourenço, Rosa Maceira, Serafim Pinto, Victor Peixoto, Marylène Martins, Sofia Costa, Isabel Alves e a Presidente da Delegação, Maria Pinto – todos são folcloristas reconhecidos na Comunidade portuguesa de França.

A associação Alegria dos Emigrantes de Montfermeil vai assegurar o apoio logístico, embora também participe com um grupo folclórico.

Para o acompanhamento musical do desfile etnográfico, os organizadores optaram por um grupo de instrumentos a cordas, constituído por elementos de vários grupos de folclore.

Os membros do Comité de organização estabeleceram um caderno de encargos ambicioso, “o mais respeitador possível das informações históricas que nós conhecemos sobre a maneira de viver do povo rural português no fim do século 19” dizem num comunicado enviado às redações. Os grupos participantes adaptaram as suas apresentações, respeitando estas regras impostas pela organização.

Quatro temas foram estabelecidos. O primeiro diz respeito aos jogos, cantos e até ao trabalho das crianças. O segundo está relacionado com o trabalho do campo, os legumes e frutas, a vinha, os animais de apoio à agricultura, as colheiras e até a pesca, no rio e no mar. O terceiro tema avoca os domingos e dias de festa, desde as cerimónias religiosas, como por exemplo os casamentos, até às festas profanas e aos trajes das personalidades da altura. Finalmente, o quarto tema aborda as feiras, o comércio de produtos e os negociantes de gago.

Durante toda a tarde do dia 22 de outubro, os grupos vão ensaiar e conviverem entre eles. O espetáculo propriamente dito começa às 20h30 até às 23h00.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]