Projeto desenvolvido em Braga pela DSTGroup integra exposição no Centre Pompidou em Paris

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

O projeto de arquitetura LivingLab, que está a ser desenvolvido em Braga pelo DSTGroup, integra a exposição de Norman Foster no Centro Georges Pompidou em Paris, tratando-se da maior exposição retrospetiva do artista das últimas seis décadas.

LivingLab é um empreendimento com cerca de 4.000 m2 e aproximadamente 100 unidades modulares habitáveis que responderão a diferentes programas funcionais, designadamente: residências para estudantes, habitações, hotelaria, residências hospitalares, residências seniores e espaço público, que o DSTGroup está a desenvolver para a testagem de sistemas construtivos modulares, na sua sede, em Braga.

Enquanto consultores do projeto, Norman Foster e a sua equipa multidisciplinar estão a desenvolver o design conceptual dos sistemas de construção e de soluções modulares e de pré-fabricação.

Devido à importância que Norman Foster reconhece a propósito deste projeto, decidiu que o LivingLab deveria fazer parte da sua exposição retrospetiva em Paris.

Com uma área de 2.200m2, a exposição é comissariada pelo Diretor Adjunto do MNAM-CCI (Musée National d’Art Moderne, Centre de Création Industrielle), Frédéric Migayrou, concebida por Norman Foster e executada em colaboração com a Foster + Partners e a Norman Foster Foundation.

A exposição organiza-se em sete temas: Natureza e Urbanidade, Pele e Ossos, Cidade Vertical, História e Tradição, Planeamento e Localização, Redes e Mobilidade, e Futuro, sendo, portanto, uma compilação completa do trabalho do arquiteto. O LivingLab está patente na ala dedicada ao tema Natureza e Urbanidade, ao lado dos mais recentes trabalhos da Fundação Norman Foster, o Masterplan da reconstrução da cidade de Kharkiv, na Ucrânia.

“Esta exposição traça os temas de sustentabilidade e antecipação do futuro. O nascimento da prática na década de 1960 coincidiu com os primeiros sinais de consciência da fragilidade do planeta. Ao longo das décadas, procuramos desafiar as convenções, reinventar os tipos de construção e demonstrar uma arquitetura de luz e leveza, inspirada na natureza, que pode ser alegre e ecológica”, afirma Norman Foster, Fundador e Presidente executivo da Foster+Partners e Presidente da Foster Foundation.

O Living Lab será um laboratório de I&D para soluções de construção modular, que pretende satisfazer as necessidades nacionais e internacionais de uma construção sustentável. Neste centro de pesquisa à escala real, o DSTGroup, em conjunto com Norman Foster, “está determinado em encontrar as respostas aos desafios colocados pela construção modular e em fazer o que nunca foi feito”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]