Quadra Pascal intensamente vivida pela Comunidade católica portuguesa de Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]

A Comunidade católica portuguesa do “Grande Lyon” viveu a quadra Pascal do calendário litúrgico – que se iniciou com a imposição das cinzas e se terminou no domingo da Ressurreição, dia de Páscoa, a 9 de abril – com encontros nas duas paróquias onde é habitual celebrarem-se as Eucaristia dominicais em português: na Natividade, em Villeurbanne, e em St. Bruno, na Croix Rousse.

O Padre Matteo, recentemente nomeado responsável pela Comunidade portuguesa na Diocese de Lyon pelo Arcebispo de Lyon, Olivier de Germay, acolheu na sua paróquia centenas de católicos portugueses no domingo de Ramos, com a tradicional procissão dos Ramos.

Durante o tempo da Quaresma, a Comunidade foi convidada a viver um retiro, animado pelo Padre Matteo, no dia 1 de abril, mas não contou com muita presença da Comunidade portuguesa, mesmo havendo um tempo de confissões. “As pessoas perderam o hábito destas coisas da espiritualidade e de viverem este tempo forte, que é a Páscoa, e as responsabilidades que deve ter cada cristão, pois, por vezes, estão muito enraizados no materialismo do quotidiano e esquecem o essencial” disse ao LusoJornal Isabel João.

No domingo, dia 2 de abril, as duas comunidades católicas, a portuguesa e a francesa, daquela paróquia, viveram o domingo de Ramos com a tradicional “benção dos Ramos” e onde também se “encenou “ a entrada de Cristo em Jerusalém com cânticos numa procissão exterior, nos jardins do complexo educativo do Chartreux.

“Gostei muito deste encontro, pois há três anos que não se podia fazer esta procissão dadas as condições sanitárias. Hoje tivemos mesmo a possibilidade de ver de novo, no cortejo, a presença da burrinha que simbolicamente nos lembrou ter sido um animal como este, montado por Jesus Cristo, na sua entrada triunfante em Jerusalém, aclamado pelo povo Judeu” explicou Georgina Santos.

Depois viveu-se a Semana Santa com os seu “Tríduo Pascal” e as suas cerimónias, como a missa Crismal e a benção dos óleos santos. Lembrou-se a última ceia e o lavar dos pés aos Apóstolos na quinta-feira, a crucificação e a morte de Jesus na cruz, na sexta-feira, terminando com a vigília Pascal no sábado, cerimónia que culmina com a ressurreição de Jesus Cristo na madrugada de Domingo de Páscoa.

.
A Comunidade católica portuguesa das regiões de Lyon e Vileurbanne, tem hoje a possibilidade de viver a sua fé Cristã com mais assiduidade e frequência, em português, pois é da vontade do seu responsável, o Padre Matteo, de haver a partir de setembro próximo, duas missas por mês – no primeiro e terceiro domingo – às 9h00 e também a possibilidade de formação de catequese para adultos e crianças e a preparação aos sacramentos – Primeira comunhão, Batismo, Casamentos e Confirmação – que se realizarem em Portugal ou em França.

“Estou pronto para me investir o mais possível com as equipas necessárias, para estas formações em português e em francês, e fazer todo o necessário para que tudo isto se passe com normalidade, paz e entendimento no seio da Comunidade para assim avançarmos no viver da fé cristã” afirmou o Padre Matteo ao LusoJornal. “Em breve, a 13 e 14 de maio, vamos viver a grande peregrinação de Fátima em Fourvière, que reúne todos os anos centenas de pessoas da Comunidade portuguesa, mas também francesa, na Basílica de Nossa Senhora de Fourvière. Temos já prevista a presença de um Pregador Franciscano, o Frei Elvino Reis, vindo de Portugal e oriundo de Cabo Verde, o que vai certamente alegrar a Comunidade católica cabo-verdiana, que tem uma presença muito importante em Lyon”.

Na paróquia da Natividade, em Villeurbanne, a Comunidade portuguesa tem encontro para a celebração da Eucaristia, todos os terceiros domingos do mês, e também é ali onde funciona o “polo de catequese” para crianças portuguesas, em língua francesa e portuguesa, aos sábados, sob a responsabilidade dos Padres Florent Guyot e Matteo Logioco.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]