Quorum Ballet assinala memória das vítimas do Holocausto com bailado inspirado nos atos de Aristides de Sousa Mendes em Bordeaux

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

 

A Companhia Quorum Ballet vai assinalar a memória das vítimas do Holocausto, a 29 de janeiro, às 21h00, com o bailado “30.000 lives | Aristides”, do coreógrafo Daniel Cardoso, nos Recreios da Amadora, em Portugal.

O espetáculo será apresentado no âmbito do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, recordando a iniciativa solidária e humanista de Aristides de Sousa Mendes, Cônsul de Portugal em Bordeaux, quando da invasão da França pela Alemanha Nazi, na primavera de 1940.

Aristides de Sousa Mendes desafiou ordens expressas do ditador António de Oliveira Salazar, que acumulava a chefia do Governo com a da diplomacia, e, durante um curto período, como Cônsul de Portugal em Bordeaux, concedeu indiscriminadamente vistos de entrada em Portugal a refugiados de todas as nacionalidades, que desejavam fugir da França ocupada.

Estima-se que Aristides de Sousa Mendes salvou a vida a 30.000 pessoas, muitas delas de origem judaica, ação que inspirou a criação desta peça dançada por seis bailarinos da companhia, “30.000 vidas | Aristides”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]