LusoJornal / António Borga

Râguebi: Portugal derrotado pela Geórgia em Paris

A Seleção portuguesa acabou por ser derrotada por 24-39 pela Geórgia, no Estádio Jean Bouin, em Paris, perante mais de 1.000 pessoas provenientes essencialmente da Comunidade portuguesa em França.

Perante um Estádio com as cores portuguesas, os ‘Lobos’ até começaram muito mal, sofrendo um ensaio e uma transformação em menos de 5 minutos (0-7). No entanto os atletas reagiram logo de seguida com um ensaio de Manuel Pinto e uma transformação de Dany Antunes (7-7).

O jogo estava com um ritmo alto e a Geórgia voltou a passar para a frente do marcador com um ensaio (7-12).

Os ‘Lobos’ jogavam bem e seguiam o ritmo da equipa dos países de Leste, marcando mais um ensaio pelo luso-francês Dany Antunes, e uma transformação apontada pelo jogador do Massy (14-12). Pela primeira vez Portugal estava na frente do marcador.

Momento que foi curto para a Comunidade portuguesa visto que a Geórgia marcou mais um ensaio e vencia por 14-17 no intervalo.

Com vontade de mostrar uma boa imagem em Paris, os ‘Lobos’ entraram a todo o gás na segunda parte e marcaram um ensaio por João Belo e uma transformação, novamente, por Dany Antunes, levando Portugal a estar na frente por 21-17.

A Geórgia, líder do Torneio Europeu das Nações de Râguebi, ou como também é conhecido, Seis Nações “B”, não queria sair derrotada deste encontro e voltou a marcar um ensaio (21-22). No entanto pela terceira vez a equipa falhou a transformação e ficou apenas com um ponto de vantagem sobre Portugal.

Os Portugueses perante os seus adeptos voltaram a passar para a frente do marcador com uma penalidade apontada pelo lusodescendente Dany Antunes (24-22).

Aos 62 minutos, tudo parecia bem encaminhado para o triunfo dos ‘Lobos’, no entanto um erro defensivo cinco minutos depois deitou tudo por terra. O árbitro assinalou ensaio-penalidade favorável à Geórgia (24-29), por considerar toque para a frente deliberado de um jogador português que acabou por ver um cartão amarelo, deixando a Seleção Lusa com apenas 14 jogadores.

A jogar a 14 contra 15, Portugal não conseguiu resistir e sofreu mais dois ensaios antes do fim do encontro (24-39).

Portugal acabou por perder ‘em casa’ em Paris por 24-39 frente à Geórgia num jogo a contar para a quarta jornada do Torneio Europeu das Nações de Râguebi. De notar que nas três primeiras jornadas, Portugal venceu a Bélgica por 23-17, derrotou a Roménia por 22-11, e perdeu por 19-18 na deslocação à Rússia. Na tabela classificativa, os Portugueses ocupam o segundo lugar com 9 pontos, os mesmos que a Espanha, e atrás do líder, a Geórgia que tem 19 pontos.

Com estes resultados, Portugal já garantiu matematicamente a permanência na próxima edição do Rugby Europe Championship. Na última jornada Portugal desloca-se a Madrid para defrontar a Espanha.

 

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]