Realizador francês ganhou prémio no Curtas de Vila do Conde

O filme “Les Îles” do realizador francês Yann Gonzalez, conquistou o Prémio Ficção da 25ª edição do Curtas Vila do Conde. Este ano, o festival fez uma retrospetiva integral do cineasta francês F.J. Ossang, que dirigiu em Portugal o seu mais recente filme, “9 Doigts”, em coprodução com “O Som e a Fúria”, anunciado para o Festival de Locarno.

O documentário “Farpões Baldios”, da portuguesa Marta Mateus, ganhou o Grande Prémio do Curtas, no valor de 2.000 euros. A edição deste ano distinguiu o documentário “Farpões Baldios” que, segundo o júri do concurso, é “um filme que revivifica uma linhagem de obras onde a infância desbloqueia os sofrimentos, os erros e a virtualidades do passado”.

O Prémio Animação foi atribuído ao filme “My burden”, da sueca Niki Lindroth Von Bahr e o Prémio Documentário foi entregue ao filme “O Peixe”, do brasileiro Jonathas de Andrade.

O Prémio do Público, no valor de 1.000 euros e patrocinado pela Niepoort, foi atribuído ao filme “Retouch”, do iraniano Kaveh Mazaheri.

Na competição nacional, o júri do Curtas de Vila do Conde distinguiu este ano o filme de João Pedro Rodrigues “Où en êtes- vous”, um prémio no valor global de 2.500 euros patrocinado pelo BPI e pela Pixel Bunker. O júri afirmou que, para ser considerado o melhor filme, tem de ser “capaz de fazer explodir tudo e o mais depressa possível” e que esta película de João Pedro Rodrigues “debate-se brilhantemente com o autorretrato da humanidade por ela própria, empreendimento geral que é o cinema, ao mesmo tempo que desloca os princípios da autobiografia”.