Recital da escola coral “Cantum Pastorinhos de Fátima” na Basílica de Fourvière de Lyon


No passado dia 7 de maio, na Basílica de Fourvière, em Lyon, o Coro infantil e juvenil da escola “Cantum Pastorinhos de Fátima” deu um recital e animou a celebração da Eucaristia perante uma assistência de fiéis e de amadores de cânticos profanos e religiosos.

Cerca de 50 coristas, de idades compreendidas entre os 8 e os 17 anos, foram acompanhados pelos seus dirigentes, pelo organista e também por alguns pais. Vieram numa digressão de intercâmbio até França, durante 10 dias, onde se concentraram vários grupos corais infantis, e visitaram Dijon, Chalon s/Saône, entre outras cidades, e finalizando esta viagem em Lyon.

Foram vários os temas interpretados, do canto profano ao religioso, mas em cada visita e interpretações ao vivo, o grupo deixou o público encantado com as suas qualidades vocais e presença em palco.

José Leite, o responsável desta escola, explicou que o grupo é formado por jovens da região de Fátima e que regularmente participam nas celebrações litúrgicas no Santuário em Fátima. Explicou ainda que o grupo foi fundado em 2003, e depois, durante a pandemia, o número teve uma grande redução, mas hoje já estão no número anterior à pandemia.

“Recrutar os jovens, por vezes, é que não é fácil, mas eles mesmos trazem os seus amigos e assim a escola cresce de ano para ano. Uns partem, outros chegam”. Este ano de 2024, durante as celebrações de maio, foi a escola Cantum Pastorinhos de Fátima, com os seus elementos, que animou as cerimónias dos dias 12 e 13 de Maio. “Com frequência somos convidados para animarmos assembleias nas freguesias adjacentes ao Santuário durante o ano, pois o Reitor do Santuário é o nosso responsável direto, mas também o diretor litúrgico. Facilmente respondemos presente aos convites que nos são feitos” concluiu José Leite.

O organista Daniel Barros também tem um percurso muito interessante. Hoje é um organista confirmado, titular e oficial do Santuário de Fátima, mas está ainda a acabar uma licenciatura de organista em Lisboa, após anos de estudos e prática. Começou como autodidata, estudou e em paralelo foi solista na diocese do Porto. Também faz parte do coro de adultos do Santuário, como elemento solista.

A jovem corista Mariana também explicou ao LusoJornal que a sua vocação nasceu porque a mãe também era corista. Transmitiu-lhe o gosto pelo cantar no coro ou cantar simplesmente. Mariana estuda e frequenta o primeiro ano do colégio, mas em paralelo com os estudos e o canto, estuda guitarra e participa em espetáculos do colégio durante os tempos livres.

Depois desta participação no Santuário de Fourvière, onde o coro “Cantum Pastorinhos de Fátima” se exprimiu, deixou grandes momentos nas lembranças de todos os presentes no concerto. No regresso a Portugal enfrentaram uma longa e cansativa viagem de autocarro, mas com a juventude deste grupo e também a motivação, esta viagem passaria a ser também um fator de grandes e lindas lembranças.