Rede Global da Diáspora: Missão empresarial passou ontem por Toulouse

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

 

Uma delegação da Fundação AEP esteve ontem em Toulouse no quadro de uma Missão a França para apresentar a Rede Global da Diáspora numa série de quatro Jornadas de Negócios em várias cidades do país.

A plataforma Rede Global da Diáspora diz ter já mais de 7.500 portugueses registados e mais de 30 mil empresas inseridas, de 155 países, e em Toulouse reuniu-se, no Il Ristorante, com meia centena de empresários portugueses com atividade local, para exploração das potencialidades do Portal de Negócios e da Diáspora Business Intelligence.

“Todo o Projeto de Desenvolvimento Estratégico da Zona Metropolitana de Toulouse assenta no triangulo da Academia/Investigação/Empresas, ancorada em 4 clusters: aeroespacial, saúde, inteligência artificial e sustentabilidade (mobilidade, energias renováveis, smart cities)” explica Paulo Dinis, Diretor Executivo da Fundação AEP. “Neste contexto a plataforma da Rede Global da Diáspora é um excelente ativo para partilha de oportunidades de negócios, emprego e investimento para todos os Portugueses espalhados pelo mundo que tenham interesse em Toulouse”.

Toulouse é o centro da indústria aeroespacial europeia, sendo que é a sede da Airbus, do sistema de posicionamento Galileo, do sistema de satélite SPOT, da Avions de Transport Régional e do Vale Aeroespacial. Também é sede da sede europeia da Intel e do Centro Espacial Toulouse do CNES, o maior centro espacial da Europa. Os satélites Thales Alenia Space e Astrium têm uma presença significativa na cidade.

Por outro lado, a Universidade de Toulouse é uma das mais antigas da Europa (fundada em 1229) e, com mais de 103 mil alunos, é o quarto maior campus universitário da França, depois das universidades de Paris, Lyon e Lille. A rota aérea entre Toulouse-Blagnac e Paris-Orly é a mais movimentada da Europa, transportando 2,4 milhões de passageiros, por ano.

“De acordo com as classificações das revistas L’Express e Challenges, Toulouse é a cidade francesa mais dinâmica” diz uma nota da Fundação AEP.

O Maire-Adjoint de Toulouse, Jean-Claude Dardelet, responsável pelos pelouros da Inovação, Atração de Investimento e Internacionalização, recebeu a comitiva da Rede Global, dando a conhecer de que forma a região de Toulouse “se transformou na zona que mais cresceu em toda a França, acomodando todos os anos cerca de 15 a 20 mil residentes, a esmagadora maioria altamente qualificados”.

Ainda, numa lógica de aproximação à Comunidade, a Rede Global da Diáspora esteve com Mário da Ponte, emigrante da zona de Leiria, há vários anos radicado em França onde, atualmente, é um dos maiores representantes da marca de camiões DAF, dando apoio técnico e venda de peças, com vários centros de assistência mecânica por todo o país. Paralelamente, possui uma empresa de leasing de camiões e logística, numa operação a rondar os 250 milhões de euros.

Também acompanhou a comitiva portuguesa Vítor de Oliveira, Presidente do Business Development Group France Portugal.

As Jornadas de Negócio continuam em Bordeaux, Paris e Lyon.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]