Representantes do Rassemblement National devem discursar este domingo na Convenção do Chega

Lusa / Rui Minderico

[pro_ad_display_adzone id=”41077″]

 

O partido Chega reúne entre hoje e domingo a sua quinta convenção em quatro anos de vida e André Ventura é novamente candidato à liderança, numa reunião em que representantes do Rassemblement National devem discursar na sessão de encerramento.

Esta reunião do órgão máximo do Partido foi marcada na sequência do chumbo dos estatutos por parte do Tribunal Constitucional (TC), mas o Conselho Nacional decidiu que não se vai debruçar sobre isso, estando prevista apenas nova eleição do Presidente e dos órgãos.

O Chega regressa aos primeiros estatutos, de 2019, os únicos que tiveram o aval do Tribunal Constitucional. Com estas regras, os órgãos ficam mais reduzidos e deixam de existir alguns deles (como Secretário-geral ou a Comissão de ética) e a eleição do líder deixa de acontecer em diretas e volta a ser em convenção.

A V Convenção Nacional do partido de extrema-direita vai decorrer em Santarém e é a primeira a ser realizada desde que o Chega subiu a terceira força política nacional.

No programa da convenção, atualizado na quarta-feira, o Presidente do partido fará pelo menos três discursos: na abertura, na sexta-feira, no sábado, após a eleição, e também no encerramento, que está previsto para o final da tarde de domingo.

De acordo com informação divulgada pelo jornal do partido, para além do francês Rassemblement National, marcarão presença e discursarão no encerramento da Convenção representantes de vários partidos de extrema-direita europeus, entre os quais, o holandês Partido da Liberdade (PVV), o Alternativa para a Alemanha (AfD), o espanhol Vox e o Fidesz, partido no poder na Hungria.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]