Revolução dos Cravos em grande destaque na Primavera da Europa em Dijon


Portugal, Guimarães e a Revolução dos Cravos estarão em grande destaque na 17ª edição da Primavera da Europa (Printemps de l’Europe), organizado pelo Município de Dijon, que se realiza anualmente durante o mês de maio, um evento no qual a Semana Cultural da União Luso-Francesa Europeia (ULFE) está inserida.

Com um programa rico em eventos culturais, recreativos e gastronómicos, a Primavera da Europa deste ano terá uma vez mais a parceria da Associação ULFE, mas também a parceria da Cidade de Guimarães com a qual Dijon está geminada.

Exposições, conferências, projeções de filmes, noite de fados e festival folclórico constam do programa.

A exposição “Abrir Abril, o chegar da Liberdade” vai estar patente ao público, todos os dias, das 14h00 às 19h00, na Casa de Portugal, a sede da ULFE, em Dijon, mas a inauguração oficial só vai ter lugar no dia 15 de maio, na presença do Embaixador de Portugal em França, José Augusto Duarte, do Cônsul Geral de Portugal em Lyon, André Sobral Cordeiro, e também da Presidente da Câmara Municipal de Almada e antiga Deputada, Inês de Medeiros.

E no dia 2 de maio, às 18h00, está programado um atelier “Exploration de Guimarães” por René Petit e Philippe Blanchard.

A abertura oficial da Semana cultural está programada para o dia 11 de maio com um jantar de Fado, para o qual a associação convidou os fadistas Mónica Cunha e Mymy, acompanhados por Filipe de Sousa e Dominique. No dia 12 de maio está anunciado um concerto com os grupos corais “Atout Coeur” e “La Perdriole”.

No dia 13 de maio vai ser projetado o filme “Pereira Prétend” de Roberto Faenza e no dia 15 de maio vai ser projetado o filme “Cartas de uma Ditadura” de Inês de Medeiros, na presença da realizadora.

No dia 16 de maio, Graça dos Santos, professora da Universidade de Paris Nanterre, vai proferir uma conferência na Sciences Po Dijon sobre “As vozes femininas da Revolução” e uma outra conferência vai ser proferida no dia 21 de maio para apresentar a reabilitação do velho Teatro Jordão, em Guimarães.

Como não há festa sem folclore, a sala polivalente da Associação ULFE vai acolher, no dia 19 de maio, domingo, um Festival de folclore com a participação dos grupos Amor de Portugal de Malay-le-Grand, Ronda Típica de Vandoeuvre, Barco à Vela de Aubervilliers, Wisla Krakowiak de Dijon e Portugueses de Dijon ULFE.