Roda do Cavaco no Studio de l’Ermitage

O grupo “Roda do Cavaco” volta ao Studio de l’Ermitage em Paris, no domingo, dia 30 de junho, às 19h30.

Criada na primavera de 2006, a “Roda do Cavaco” é uma associação de lei 1901, cujo objetivo é o de dar a conhecer o cavaquinho, um pequeno instrumento pilar da música brasileira (Samba, Pagode) e presente em outras músicas, Cabo Verde por exemplo com a Morna. O desejo da associação é também o de promover a prática do cavaquinho e o site internet foi pensado para ser um verdadeiro apoio para os músicos membros da associação.

A associação presidida por Damien Boullier tem como atividades as aulas de cavaquinho, estágios musicais em França e no Brasil e encontros musicais, os “Cavaq Party”. Cada semestre é constituído em alternância de sessões teóricas e rodas conduzidas por professores, para que todos toquem juntos independentemente do nível. Estas reuniões musicais realizam-se num bar no bairro de Ménilmontant e estão abertas a todos os estudantes da associação (novos e antigos), membros e todos os amigos da associação Roda do Cavaco.

O presidente Damien Boullier descobriu por acaso o cavaquinho. Desde então é uma paixão que se perpetua. Com Fernando Cavaco aprendeu em primeiro lugar a tocar cavaquinho e depois criaram juntos em 2006 a associação Roda do Cavaco, na qual Bouillier intervem com aulas para os alunos. Tocou em batucadas e grupos de samba, e é hoje, paralelamente à Roda do Cavaco, um dos membros do grupo Samba Cidade Luz.

O Studio de l’Ermitage é um local atípico situado na parte alta do bairro de Ménilmontant. No início do século passado, este espaço abrigava a fábrica de bolachas Brun.

O local conservou até hoje a beleza bruta desse passado industrial com um rés-do-chão de 200 m2 e uma mezzanina de 100m2 que borda os três lados do espaço. Foi no início dos anos 2000 que o Studio l’Ermitage se transformou numa sala de concerto. O Jazz e as músicas do mundo são os estilos privilegiados na programação da sala que conta com uma atividade intensa de mais de cinco concertos por semana durante todo o ano. A sala possui ainda um bar que permite aproveitar do concerto e beber um copo.

Studio de l’Ermitage

8 rue de l’Ermitage

75020 Paris

Tarifa: 10 euros

www.studio-ermitage.com

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]