LusoJornal / LSG

Roubaix: 17 alunos do Liceu Jean Moulin em estágio em Portugal graças à associaçao KASAPT

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

Aproveitando a vinda a França de Tiago Soares, Vice Presidente da associação KASAPT, à região de Lille, durante uma semana, o liceu Jean Moulin de Roubaix (59), sob impulso da professora de inglês lusodescendente Paula de Jesus, organizou um colóquio para apresentação dos programas – e das vantagens que daí podem advir – da realização de estágios escolares no estrangeiro, com o apoio, nomeadamente, de bolsas de estudo no quadro do programa europeu Erasmus+.

Estiveram presentes no liceu, na tarde de sexta-feira passada, dia 26 de março, para além de Tiago Soares, Pierre Pick, Conselheiro municipal delegado, responsável da cooperação internacional e das geminações na cidade de Roubaix, Djamel Bénia, Diretor da associação Adice, Camel Guecioueur, responsável do setor da formação profissional da associação CEMEA Nord-Pas-de-Calais et Celine Bontinck, Diretora adjunta do liceu.

Cada uma das personalidades presentes apresentaram as suas associações, programas e apoios que podem dar a nível dos intercâmbios internacionais através de financiamentos nacionais e europeus.

Foi realçado, durante a palestra, que a mobilidade transfronteiriça pode realizar-se com diversos objetivos: estágios de profissionalismo, voluntariado, serviço cívico internacional ou programa de jovens embaixadores.

Os intervenientes louvaram e disseram do interesse da realização deste tipo de experiências a nível internacional.

Do liceu Jean Moulin, 10 jovens fizeram estágio fora de França em 2020, no quadro do programa Erasmus+. Alguns destes jovens testemunharam o interesse da realização deste tipo de experiências, alguns deles estão mesmo dispostos a fazerem novos estágios e aconselharam os colegas presentes a se candidatarem.

Fruto das dificuldades relacionadas com a pandemia, nem sempre é fácil encontrar empresas ou organismos fora de França que facilitem e acolham estagiários.

Destacamos aqui o trabalho, a nível do liceu Jean Moulin, da professora de inglês Paula de Jesus que incita, cria dossiers e apoia os jovens do liceu que desejem ir para o estrangeiro durante alguns meses.

Destacamos também o trabalho da associação KASAPT e da sua equipa presidida pelo dinâmico José Brito Soares. KASAPT conseguiu estágios em Portugal para 17 alunos do liceu a partir de maio próximo. No mesmo período haverá simplesmente um outro estagiário do liceu na Suécia.

Do conjunto escolar regional de que faz parte o Liceu Jean Moulin, dado a qualidade dos dossiers, a implicação dos alunos, da professora Paula de Jesus e da associação KASAPT, 46% do orçamento total vai ser utilizado em 2021 pelos alunos do Liceu Jean Moulin de Roubaix para ajudar a financiar estas “expatriações” durante alguns meses, através do programa europeu Erasmus+.

 

Veja a reportagem vídeo realizada em direto AQUI.

 

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]