RTP internacional volta a difundir jogos da Liga 1 de futebol

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

A RTP e a SporTv chegaram enfim a um acordo para a transmissão de jogos de futebol da Liga 1 portuguesa na RTP internacional e este sábado já vai ser transmitido o jogo entre o FC Porto e o Chaves.

Todos os anos, a RTP tem de negociar os direitos de transmissão com a Sport Tv, mas este ano, as negociações duraram excecionalmente mais tempo, pelo que o canal internacional da RTP acabou por não transmitir as primeiras jornadas do campeonato português.

“A RTP Internacional gastava 50% do seu orçamento para transmitir um jogo do campeonato que nunca podia ser o jogo da jornada – esse é exclusivo da SportTv. E a SportTv, sabendo da faca encostada às costas da RTP – ‘ofensa aos emigrantes’ -, continuava a faturar perto de dois milhões por ano com este subproduto vendido ao preço da iguaria” disse nas redes sociais o antigo Diretor de programas da RTP, Daniel Deusdado.

Na altura, Daniel Deusdado felicitou a RTP por não ceder à pressão, acabando com o negócio. “Com esse dinheiro pode produzir conteúdos feitos nas comunidades sobre a vida real dos nossos concidadãos”.

Mas a pressão foi mesmo grande. Por exemplo, um grupo de 17 Deputados do PSD questionou o Ministro da Cultura sobre a ausência da transmissão de jogos da I Liga de futebol portuguesa nos canais internacionais da RTP.

Numa pergunta dirigida ao Ministro com a tutela da RTP, os sociais-democratas lamentaram que, contrariamente ao que aconteceu nos anos anteriores, em que um jogo por jornada de um dos três grandes era transmitido na RTP Internacional, as Comunidades portuguesas estivessem impedidas de ter acesso ao futebol português pela RTP Internacional.

Luís Costa, o Diretor adjunto de programas, com o pelouro da RTP internacional, tinha explicado ao LusoJornal que “os direitos de transmissão dos jogos de futebol da Liga 1 portuguesa são da Sport Tv, mas a RTP tem negociado, todos os anos, a transmissão pela RTP internacional de pelo menos um jogo com um dos três ‘grandes’ clubes do Campeonato português”.

Por enquanto o LusoJornal não sabe ainda quais os montantes em causa, mas uma parte importante do orçamento da RTP internacional vai continuar a seguir diretamente para estas transmissões dos jogos de futebol.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]