Saúde: Brinque com o seu filho

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Organize-se de forma a ter tempo para o seu filho e brinque com ele.

Ter tempo para a criança é fundamental. Existem diversas atividades que pode fazer em família sem o uso de muitas tecnologias.

Jogos de tabuleiro. Jogue com eles os antigos jogos de tabuleiro. Caso não disponha de muitos pode sempre improvisar o jogo do galo, jogo do stop (com tópicos mais simples) ou um Mikado improvisado com lápis de cor ou pequenos pauzinhos que tenha em casa.

Fazer puzzles. Para além de melhorarem a capacidade de observação, análise, atenção e memória visual, desenvolvem a coordenação motora, entre outros benefícios.

Cópias, composições ou desenhar letras. Os pais podem ajudar a criança a desenhar letras, a fazer cópias ou pequenas composições, caso a criança já tenha adquirido estas competências.

Trabalhos manuais. Numa folha, cartolina ou tela, podem fazer pinturas com guaches, pintar ou colar massinhas, fazer recortes de revistas e colagens.

Jogar às cartas. Caso tenha um baralho de cartas em casa, pode ensinar o “jogo do peixinho”, sendo um jogo simples e com poucas cartas, também costumam aderir com alguma facilidade.

Ioga. Com um tapete de ginástica ou algo de textura semelhante, experimente fazer com eles algumas posições de ioga.

Origami. Ensine-os e/ou aprenda a fazer figuras de origami em papel. Na internet consegue encontrar diversas imagens com os respetivos passos a dar.

Escrever uma carta. Pode ser a alguém especial, a alguém que está longe e sente saudades, mas que o ajude a dizer o que sente e o quanto gosta dessa pessoa.

Criar uma peça de teatro. Faça-o pensar na personagem que gostaria de ter na peça e escolha quem as possa representar. Reúna alguns adereços que possa precisar. Pode também jogar com marionetas ou fantoches improvisados com pequenos tecidos que tenha em casa.

Sessões fotográficas divertidas. Usar acessórios, filtros de algumas aplicações dos telemóveis ou simplesmente fotografias de família.

Jardim de ervas aromáticas. Faça um jardim de ervas aromáticas em pequenos vasos. É divertido, simples, fácil, relaxante e saboroso.

Álbuns. Podem ser de viagens, recortes ou de fotografias. Fazer um caderno de viagens, será uma maneira divertida de assinalar as aventuras da criança.

Partilha de momentos. Recordem momentos ou episódios divertidos, que já possam ter vivido.

Jogos de mímica. Imitando expressões para o outro adivinhar do que se trata.

Construções de legos. Promovendo a imaginação da criança.

Jogar às escondidas. Criando maior cumplicidade com a mesma.

Jogo da torre. Fazer uma torre com copos de plástico e fazer pontaria ao alvo com uma bola suave.

Ver desenhos animados relaxantes. Distraem-se e criam momentos em família.

– Existe ainda um jogo interessante, e, passo a publicidade, que apela a que as crianças falem um pouco de si e dos seus sentimentos. Chama-se “O Monstro das Cores” e consegue encontrar à venda em diversas lojas ou livrarias online. É um jogo que consegue trazer ao de cima particularidades curiosas em relação à perceção do mundo da criança e a maneira como o sente.

Ouvir música. Enquanto realiza as atividades com a criança oiçam música relaxante ou divertida.

.

Diversões ao ar livre. Caso tenha varanda, terraço, jardim ou terrenos privados onde a criança não fique exposta a estranhos ou onde a locais onde outras pessoas possam ter estado. De forma a não se colocar em risco nem a si, nem aos mais novos. Também nestes locais pode realizar algumas atividades interessantes:

Decalcar folhas das árvores ou plantas. Basta colocar a folha numa superfície lisa, tape-a com uma folha de papel e com cuidado, pintar por cima com lápis de cera ou de cor. As saliências, veios e texturas da folha vão ficar mais escuras e dar origem a uma bonita imagem.

Criar comedouro para pássaros. Vai precisar de um tubo de cartão, sementes para pássaros, manteiga de amendoim para passar em cima do tubo (que vai funcionar como cola das sementes) e uma fita para segurar o tubo.

Jogar futebol ou pequenas brincadeiras a correr atrás da criança, eles costumam adorar.

Colorir pedras. No caso de ter jardim ou quintal privado, tentar com a criança encontrar algumas pedras que sejam passíveis de ser pintadas com marcadores ou tintas e pincéis.

Fazer caminhadas nos seus espaços verdes com a criança, ou até mesmo realizar com elas, ao ar livre, algumas das atividades descritas.

.

Em todas as atividades que realizar, e sobretudo até aos 5 anos, é importante manter as rotinas, horas de refeição, de acordar e deitar, sempre às mesmas horas (tanto quanto possível). É igualmente importante dar início, meio e fim, a cada atividade, não permitindo que estas vão ficando pendentes, embora a criança se vá cansando com mais facilidade das atividades à medida que o tempo vai passando.

Por fim, e ainda como meio de tranquilizar a criança, procure ler-lhe uma história serena antes de adormecer.

Em suma, estamos perante um teste à imaginação dos pais e à persistência das rotinas.

Todas estas atividades desenvolvem de alguma forma o seu pensamento, a sua autonomia, a sua relação com os outros, a criatividade e imaginação, levando ainda ao desenvolvimento das suas emoções e autoestima.

Dra. Marta Martins Leite

Psicóloga

Clínicas Leite

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]