A hidratação tem um papel fundamental na saúde, independentemente da faixa etária. A água é o maior constituinte do corpo humano e desempenha várias funções no organismo, como manutenção da temperatura corporal, eliminação de substâncias tóxicas, transporte de nutrientes, entre outras funções.
A desidratação ocorre quando há uma perda excessiva de fluidos corporais e pode dever-se a situações de doença, a um aporte hídrico insuficiente e/ou a exposição a temperaturas elevadas. Neste sentido, ainda se torna mais importante garantir uma adequada ingestão hídrica durante os meses mais quentes.
Existem várias opções/estratégias para aumentar o aporte hídrico, tais como:
– Águas aromatizadas (por exemplo com maçã e canela ou limão e hortelã) sem adição de açúcar;
– Infusões de ervas (camomila, tília, cidreira, lúcia-lima…) sem adição de açúcar;
– Leite;
– Hortícolas;
– Frutas;
– Evite a ingestão de refrigerantes e bebidas alcoólicas porque são muitas vezes utilizados como alternativas à água e diminuem a necessidade de ingestão da mesma.
.
Ter sempre uma garrafa de água consigo é uma ótima estratégia. Não espere pela sensação de sede para beber água, visto que esta sensação já é um dos sinais de desidratação. Se preferir, pode marcar com horas a sua garrafa ou colocar alarmes no seu telefone pessoal para garantir uma ingestão adequada de água ao longo do dia.
Dra. Beatriz Vieira
Nutricionista
Hospital Lusíadas Amadora