Saúde: Dor de costas um problema de saúde pública

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

As dores da coluna lombar e cervical representam um dos maiores problemas de saúde pública nos países desenvolvidos sendo a principal causa de consultas a nível de medicina geral e familiar e também a nível das urgências, sendo que a principal até à 4º década de vida, são as hérnias discais, e, a partir daí, a patologia degenerativa como artroses das articulações da coluna.

A melhor maneira de evitar as dores a nível cervical provocadas pela má postura tem essencialmente a ver com as posturas de trabalho e nomeadamente com a posição do computador que deve estar alinhado com a nossa cervical não sendo necessário fazer a flexão e/ou extensão do pescoço para olhar para o computador.

A secretária e cadeira devem ser ergonómicas e adaptadas à nossa altura, não se deve também permanecer por muito tempo na mesma posição.

O fortalecimento da muscular é bastante importante nomeadamente a nível do “core” que é a musculatura do abdómen e da região lombar, o fortalecimento desta zona contribui para a diminuição das lesões a nível dos discos intervertebrais e a nível das articulações.

A melhor forma de levantar pesos é fazendo um agachamento, ou seja, dobrando os joelhos tendo o cuidado de não fletir demasiado o tronco.

A maior parte da patologia da coluna vertebral resolve-se com medidas conservadores, nos casos em que isso não acontece, pode ser necessário recorrer a tratamentos ou a cirurgia.

Atualmente existem vários tratamentos minimamente invasivos que podem ser usados em várias situações e que tem a vantagem de ter menos tempo de recuperação e menos complicações associadas.

No caso das hérnias discais e quando esta tem uma dimensão moderada podem ser usados tratamentos como ozonoterapia ou laser intradiscal. Nos casos das hérnias de maior dimensão e com sinais de sofrimento a nível das raízes nervosas a cirurgia pode ser necessária sendo que as técnicas cirúrgicas também evoluíram muito nos últimos anos.

Outra causa de dor vertebral são as artroses mais frequentes a partir dos cinquenta anos de idade, sendo o tratamento inicial é através da radiofrequência um tratamento não cirúrgico e minimamente invasivo da coluna em algumas situações destas produzido muito tempo de internamento o tempo de cirurgia e as complicações pós-operatórias.

Numa idade mais avançada é comum aparecer um estreitamento do canal vertebral que impossibilita muitas vezes a marcha, sendo que nos casos mais graves pode ser necessário recorrer a cirurgia.

Dr. Armando Barbosa

Anestesiologista

Diretor das clínicas PainCare em Lisboa, Caldas da Rainha, Porto e Algarve

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]