Saúde: Lipedema: o que é?

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

O Lipedema é uma doença que se caracteriza por uma acumulação desproporcional de gordura nas extremidades, mais frequentemente nos membros inferiores; em 30% dos casos, pode envolver os membros superiores. Ocorre de forma simétrica (as duas pernas, as duas coxas ou os dois braços) e poupa sempre os pés e as mãos, que não acompanham o aumento de volume.

Por vezes confundida com obesidade, esta doença é pouco divulgada, subdiagnosticada e muito negligenciada por parte dos profissionais de saúde. As pacientes relatam que não conseguem perder volume nas pernas, apesar de se empenharem em dietas rigorosas e da perda ponderal que conseguem alcançar, graças à perda de volume noutras áreas do corpo. Surgem habitualmente desanimadas e frustradas pois o seu caso é encarado como obesidade (ou até retenção de líquidos) e a sua não resolução é atribuída a “falta de esforço”.

Muitas pacientes sofrem de Lipedema há anos, sem o saberem. Além da importância do diagnóstico e tratamentos precoces, importa considerar que se trata de uma doença genética, crónica e que oscila de acordo com diversos fatores (hormonal, stress, ansiedade, nutrição, entre outros gatilhos que são identificados em cada caso individual).

Ainda que pareça uma doença nova, de descoberta recente, o Lipedema foi descrito pela primeira vez na Clínica Mayo, por Allen e Hines, em 1940.

.

Os quatro estágios de Lipedema

Quando o Lipedema não é tratado, os sintomas podem aumentar ao longo dos anos. Esta é uma doença que pode atingir 4 diferentes estágios:

Estágio I: a pele é lisa/suave, apresentando dor leve e hematomas menos frequentes; o inchaço aumenta durante o dia e pode diminuir com o descanso e a elevação dos membros; a drenagem linfática apresenta grandes resultados; responde bem ao tratamento.

Estágio II: a pele tem marcas de “celulite”; presença de dor e hematomas mais frequentes; o edema aumenta durante o dia, com melhoria parcial após repouso e elevação dos membros; pode responder bem ao tratamento.

Estágio III: o tecido conetivo está endurecido; presença de dor, alterações posturais e edema presente e persistente; grandes áreas de gordura que se sobrepõem; menos responsivo a algumas modalidades de tratamento.

Estágio IV: fibroesclerose, possivelmente com associação ao Linfedema; edema consistente presente; todos os sintomas aumentados além de alterações incapacitantes na qualidade de vida; grandes áreas de gordura que se sobrepõem; também conhecido como Lipo-linfedema; menos responsivo a algumas modalidades de tratamento.

.

Os cinco tipos de Lipedema

A distribuição desproporcional da gordura típica do Lipedema é dividida em cinco tipos, de acordo com a área de acometimento, sendo que alguns pacientes podem ser classificados em mais do que um tipo:

Tipo I: Pélvis, glúteos e anca;

Tipo II: Glúteos até os joelhos com presença de tecido adiposo na parte lateral e inferior dos joelhos;

Tipo III: Glúteos até tornozelos;

Tipo IV: Braços;

Tipo V: Perna inferior.

Dra. Joana de Carvalho

Cirurgiã vascular

Diretora da Leg Clinic, no Porto

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]