Saúde: Músicas que arrepiam

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Todos nós temos a música da nossa vida. Porque nos lembra um momento importante, uma fase feliz da nossa vida, ou simplesmente porque nos marcou por alguma razão.

Uma música pode revelar muito sobre a nossa personalidade, mas mais ainda a forma como reagimos ao ouvi-la. Quando ouvimos uma música que entra em sintonia com o nosso gosto, estado de espírito, com os acordes certos para aquele momento específico, faz-nos aumentar a frequência cardíaca e temperatura corporal, as pupilas dilatam, sente-se muitas vezes um arrepio. São sensações únicas que nem todas as pessoas conseguem experienciar. Isto acontece quando existe uma maior ligação entre o córtex auditivo e as áreas que processam as emoções.

Pessoas que se arrepiam a ouvir música, por norma, têm emoções muito mais intensas, sentem momentos e situações com outra energia, que neste caso, a música pode ajudar a viver com maior leveza, fazendo as escolhas certas para o nosso coração. O que conta, na verdade, é a estrutura da música e não o estilo da mesma. Os arrepios podem ocorrer com maior frequência quando algo inesperado acontece numa música, a entrada de um novo instrumento, a mudança da forma ou o volume.

Todas estas sensações são tão mais intensas quanto a quantidade de sensações que uma música pode vir a desencadear. Nem sempre as músicas despertam as emoções mais positivas, procure sempre aquelas que despertam o melhor que há em si. Sinta-se leve e pleno, viva a vida com um sorriso!

Dra. Marta Martins Leite

Psicóloga

Clínicas Leite em Lisboa e Coimbra

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]