Saúde: O inverno convida ao sexo?

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

Cada estação do ano tem características muito próprias, que alteram os nossos hábitos do dia-a-dia, a forma como nos vestimos, o que fazemos para nos divertirmos e, claro, a nossa vida sexual!

Podemos encontrar muitas opiniões diferentes em relação a este tema, mas, mais unanimemente recordamos o verão como período de novos amores, novas paixões, envolvimentos íntimos e encontros sexuais. Efetivamente, os dias longos e quentes de verão promovem a descontração, a disponibilidade para a diversão, para encontros mais despreocupados, mais espontâneos, mais casuais!

O sol e o calor promovem a libertação de substâncias que potenciam o bem-estar, confiança e felicidade – com repercussão, claro, na intimidade. São, contudo, muitas vezes relacionamentos curtos, sem compromisso ou desejo de continuidade – os famosos “amores de verão”.

Por outro lado, as baixas temperaturas do inverno podem desencorajar os corpos mais suscetíveis ao frio, que aliadas à rotina e ao trabalho, fazem com que a intimidade nesta estação possa esmorecer.

Os dias mais curtos e mais escuros reduzem a produção de serotonina, com repercussão no bem-estar e desejo sexual. Por outro lado, somos mais sedentários, comemos mais, convivemos menos nos meses mais frios, o que também contribui para a tendência ao declínio da vida sexual no inverno.

Mas, sabendo de tudo isto, temos de investir na nossa criatividade para contornar a situação e investir na intimidade e no prazer!

O pico de nascimentos em Portugal nos últimos anos é o mês de setembro – se recuarmos nove meses, chegamos a dezembro como mês da conceção.

Há várias tentativas de explicação desta sazonalidade, incluindo o facto e dezembro ser o mês do Natal, um mês com mais férias e lazer e, portanto, mais descontração e oportunidade para a intimidade. Em alguns casais, que estão separados por motivos profissionais, é também uma das alturas em que estão mais tempo juntos. A quadra natalícia e a expectativa associada ao Ano Novo são também potenciais fatores que promovem a tomada de decisões, como a decisão de ter um bebé.

Assim, embora o verão seja a estação mais associada a uma vida sexual mais ativa, é no inverno que muitos casais decidem ser a altura para serem pais.

Independentemente da estação, há sempre forma de tirar o melhor partido de cada época do ano e divertir-se!

Relaxar em casa, aquecer o ambiente e, desfrutar um do outro… O casal não pode deixar-se intimidar pelo frio, sendo fundamental manter os encontros românticos, a intimidade, o prazer – mesmo que para isso possam ter de explorar a imaginação!

O frio não deve ser encarado como um obstáculo do prazer – o homem e a mulher podem alcançá-lo de múltiplas formas, com mais ou menos roupa. Nunca esquecendo que o sexo tem benefícios para o corpo e para a mente, independentemente da temperatura lá fora!

 

Dra. Joana Lima Silva

Ginecologista / sexóloga

Hospital Lusíadas Porto

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]