Saúde: O que é a Dor de Burro?

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Também conhecida como “dor abdominal transitória relacionada com o exercício” (Exercise Related Transient Abdominal Pain), todos nós já fomos atingidos pela Dor de Burro – aquela dor aguda e desagradável que nos apunhala abaixo das costelas.

Acontece devido a um esforço, perturba o treino, mas não é uma fatalidade.

Desconhece-se a origem da frase, mas pensa-se que tenha alguma ligação à expressão: “Dor de burro quando foge”, ou apenas uma forma de acentuar a profundidade da dor com um exasperado “pra burro!”

Clinicamente a Dor de Burro existe mesmo e o desconforto que se sente como facada ou espasmo na zona lateral da barriga é um problema comum em muitas atividades desportivas, com especial incidência na corrida, marcha ou equitação. Esta dor temporária é forte, mas inofensiva e há coisas que se podem fazer para evitá-la.

Quando se faz a digestão há um maior afluxo sanguíneo ao nível do abdómen, por isso, evite comer nas duas horas que antecedem uma corrida ou um treino intenso. Beba muita água em pequenas goladas antes de uma corrida, mas nunca bebidas hipertónicas. Uma banana antes do treino é suficiente. Assim que a dor se instala já não vale a pena beber.

Faça um aquecimento adequado. Aqueça o seu diafragma antes do exercício porque é dos músculos que sofre mais. Inverta os movimentos de respiração, ou seja, inspire pela boca retraindo o abdómen e expire enchendo-o. Faça pelo menos estas respirações 10 vezes.

Também é importante começar o treino a um ritmo bastante tranquilo e aumente-o progressivamente para regular o fluxo sanguíneo. Deve respirar profundamente durante o exercício. Quanto mais a atividade se intensificar, mais acentuada deve ser a sua expiração.

Aliás, o principal motivo para o aparecimento desta dor incómoda é respirar de forma errada. Quando o ritmo da corrida é intenso, não se consegue suprir a quantidade de oxigénio que o diafragma necessita, ocorrendo a produção de acido lático, que causa a dor lateral na barriga.

Quando a dor chegar, o sprint não vai ajudar. Reduza o ritmo até o desconforto passar. Depois, apoie as mãos esticadas com bastante força sobre a zona da dor. Incline-se sobre o lado em que sente o desconforto e vá respirando pela boca. Esfregar e massajar o ponto da dor pode realmente ajudar a aliviar os músculos que estão a pressionar o nervo causador da dor, e não deixe de se concentrar na sua respiração. Experimente inspirar em dois tempos e expirar num.

Estudos referem que uma percentagem importante dos atletas sofre deste problema pelo menos uma vez ao longo de um ano e cerca de 20 por cento dos participantes em corrida podem ser acometidos pela Dor de Burro.

.
Embora não exista uma causa concreta, são descritas várias causas possíveis:

– Irritação da parede parietal do peritoneu, membrana que cobre as paredes laterais e anteriores do abdómen – esta é, aliás, a teoria que explica melhor esta patologia.

– Má irrigação sanguínea do diafragma, músculo que divide a cavidade torácica da região abdominal, situado imediatamente acima do estômago.

– Má irrigação sanguínea do sistema gastrointestinal.

– Síndrome do ligamento arqueado em que existe uma compressão da artéria celíaca pelo ligamento arqueado mediano do diafragma.

– Irritação do peritoneu parietal, membrana serosa que cobre as paredes anteriores e laterais do abdómen e que, em conjunto com peritoneu visceral, protege toda a cavidade abdominal.

– Inflamação dos nervos radiculares que inervam os músculos da parede abdominal.

.

É muito importante melhorar a postura e aumentar o apoio dos órgãos abdominais, melhorando a força do core com exercícios abdominais adequados, ou recorrendo a uma cinta larga de suporte.

Finalmente, se este é o seu tipo de dor, é essencial focar-se numa alimentação saudável e equilibrada. Isto é, deve evitar excesso de hidratos de carbono, gorduras, ou líquidos com gás. E nunca coma duas a três horas antes de ir treinar!

Dr. Armando Barbosa

Anestesiologista, especialista no tratamento da dor

Clínicas PainCare no Porto, Caldas da Rainha, Lisboa e Algarve

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]