Saúde: Os quatro ingredientes antienvelhecimento

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

Na sociedade moderna é importante ter um aspeto jovem e saudável. Por isso, muitas pessoas, sexo masculino ou feminino, sentem ansiedade perante os primeiros sinais de envelhecimento e consultam um dermatologista para reverter esse processo ou corrigi-lo.

Como dermatologista, entendo que manter a pele sã e atrativa tem um grande valor para a felicidade e bem-estar dos nossos pacientes. Neste sentido, o dermatologista desempenha um papel importante no uso crescente dos cosméticos, e na validação dos ingredientes realmente ativos, necessários para uma boa formulação Anti-Aging. Se soubermos quais os constituintes que realmente fazem efeito, poderemos escolher melhor o nosso cosmético mais adequado, e não nos deixarmos bombardear com a publicidade muitas vezes enganosa.

O Dermatologista tem a obrigação de eleger, dentro do enorme leque de produtos, aqueles que merecem a sua recomendação.

Um produto de saúde tem de cumprir 3 condições: segurança, eficácia e cumprimento.

Cada vez mais, a sociedade não se preocupa só com as áreas expostas – tais como cara, pescoço, decote, mãos, lábios e pescoço – as zonas intímas estão a ter também o seu protagonismo. A perda de volume e elasticidade, a flacidez e desidratação, são as queixas comuns que podem ser revertidas inicialmente com os cosméticos.

Para combatê-las e minimizá-las, é preciso apostar em produtos desenvolvidos com ativos antienvelhecimento. Eles ajudam a prevenir essas e outras condições causadas pelo tempo, pelas alterações hormonais e pelas agressões do dia a dia.

.
Quais são os 4 ativos antienvelhecimento que realmente atuam?

.

AHA e BHA

Os Alfa-hidroxiácidos são ácidos que derivam de frutos que têm propriedades rejuvenescedoras. O mais comum, na beleza, é o ácido glicólico com forte poder de regeneração da pele. São ingredientes bons para peles normais a secas com danos solares ou cicatrizes porque ajudam a hidratar aumentando a penetrabilidade dos outros constituintes e estimulam a produção de fibras de colagéneo e elastina. Por outro lado, os Beta-hidroxiácidos diz respeito ao ácido salicílico, um composto químico idêntico ao usado nas aspirinas e que, na pele, desnatura as proteínas, é ótimo para combater a oleosidade, o acne e as vermelhidões ao ter uma ação exfoliante, purificante e de desobstrução dos poros – por diminuição da grossura do estrato córneo. O BHA atua só na superfície enquanto o AHA chega a atuar na queratólise a níveis inferiores do estrato córneo, tendo capacidade de afetar e estimular os componentes mais profundos da derme.

.

Vitamina C

A vitamina C pura, ou seja, o ácido L-ascórbico, é um anti-oxidante natural que se incorpora nos cosméticos, com a intenção de prevenir e tratar o fotoenvelhecimento. Trata-se de um componente ativo que é rapidamente absorvido na pele e cria um escudo protetor resistente às influências dos radicais livres, de toxinas e dos raios solares. O seu efeito nota-se rapidamente, dando luminosidade a pele.

A maior parte dos animais e plantas tem a capacidade de sintetizar a vitamina C menos os humanos. A vitamina C natural encontra-se na dieta em vários frutos (citrinos, rosa mosqueta ou brócolos) e, para efeitos cosméticos, produz-se também sinteticamente. O ácido ascórbico é um componente instável, mas graças às tecnologias modernas, é possível mantê-lo ativo. A concentração adequada é entre 10-15%. Os cremes de Vitamina C são ideais para a pele madura, mas recentemente tens recomendado a partir dos 30 anos. No mercado há sob a fórmula de cremes e séruns.

Tenha o cuidado de armazenar o sérum com vitamina C num local escuro e seco, pode guardá-lo no frigorífico, por exemplo.

Os benefícios da vitamina C na pele são: atua como forte antioxidante e protege as células dos danos causados por radicais livres produzidas pelas radiações UV no ADN das células. Minimiza e uniformiza as manchas da idade e o tom da pele por mecanismo de exfoliação. Tem efeitos anti-inflamatórios e acelera o processo de cicatrização de pequenas feridas.

Previne a destruição de fibras de colagénio na pele, promove a produção delas e, assim, desacelera o processo de envelhecimento da pele e reduz rugas visivelmente – tornando a mais firme e elástica.

.

Retinoides

Os retinoides são derivados naturais dos betacarotenos, conhecidos pela Vitamina A e seus metabolitos. Nesta classe se inclui o retinol, retinaldeido e o ácido retinoíco.

O retinol para os tratamentos tópicos do fotoenvelhecimento e do acne – só tem concentrações inferiores a 0,08%, porque a pele tem baixa tolerância e produz irritação.

Recentemente surgiu o retinaldeido. Estas molécula tem como benefício – atenuar as rugas por induzir um excelente processo natural de renovação da pele, permitindo o surgimento de uma pele nova e de aspeto radiante com consequente eliminação de células mortas. À medida que se envelhece, a renovação cutânea reduz. Este produto de cuidados da pele funciona estimulando o processo de renovação da superfície da pele e ajuda a fortalecer a derme, estimulando a produção de fibras de colagéneo e de elastina e minimiza o aparecimento de manchas da idade, melhora a textura da pele e ajuda a prevenir o aparecimento de linhas de expressão e rugas.

.

Niacinamida ou Vitamina B3

Vitamina B3, a niacinamida desempenha um papel fundamental em acalmar e ajudar a reparar a barreira da pele. Este ingrediente é extremamente versátil, pode ser combinado com vários outros ingredientes anti-aging ou não, e pode ser usado em qualquer tipo de pele e fototipo.

Tem benefícios calmantes, anti-oxidantes, anti-manchas e anti efeitos das agressões externas. A molécula é encontrada em várias formulações – produtos de limpeza, loções e cremes. Retarda o envelhecimento, estimulando a produção de fibras novas de colágeneo e elastina, resultando numa pele mais firme e viçosa. Combate o stress oxidativo, tem propriedades anti-inflamatórias, e ajuda a reduzir a perda de água.

Dra. Alexandra Osório

Dermatologista

Clínicas Fisiogaspar e Dermage, em Lisboa