Saúde: Sabe o que é a doença metabólica?

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

O sedentarismo é o maior inimigo da nossa saúde.

O sedentarismo pode levar à insulino-resistência, aumento da gordura visceral e alteração do perfil lipídico e glicémico, diabetes ou hipertensão – tudo problemas interligados e que, coexistindo em certo número, dão origem ao diagnóstico a que se dá o nome de síndrome metabólica.

Comecemos pela insulino-resistência: Um dos principais tecidos para captar a glicose e responder à insulina é o músculo, ou seja, com a diminuição da tenacidade muscular, esta importante função do corpo fica comprometida.

E nem demora assim tanto a perder a sua eficácia: Há estudos que dizem que dois ou três dias de sedentarismo levam a uma resposta de aumento de insulina resistência, diz, acrescentando que esta é a base para se vir a desenvolver diabetes tipo 2.

Outra consequência é o ganho de peso e acumulação de gordura num local que é mais perigoso. É que com a alteração do perfil lipídico, esta passa a acumular-se na zona do abdómen. É a chamada gordura visceral, que se vai depositar junto dos órgãos. Há vários tipos de tecido adiposo. Nós sabemos que o mais prejudicial é o visceral, porque desencadeia inflamação no tecido adiposo, que contribui para o estado pró-inflamatório, que contribui para a insulino-resistência e para o síndrome metabólico e problemas cardiovasculares.

Mesmo que tendencialmente, faça uma acumulação de gordura em regiões do corpo menos prejudiciais, com a inatividade essa preponderância altera-se. É que o sedentarismo está intrinsecamente ligado à acumulação de gordura nesta região corporal: O sedentarismo é um fator potenciador de ganho de tecido de peso visceral.

O que vemos nas consultas depois desta fase é que há muitas pessoas a ganhar peso, mas também há esta retribuição da gordura no corpo: quando o ganho de peso é no sedentarismo, tende a ser nesta região abdominal.

– É uma fórmula antiga: deve fazer-se sessões de exercício físico diárias adaptadas à condição física e uma alimentação saudável, rica em vegetais e frutas e baixa em açúcares, sal e alimentos processados.

– Não deve passar o resto das horas parado, porque é altamente prejudicial. Por isso, a juntar à sessão de treino, todas as pessoas, particularmente aquelas que apresentem fatores de risco, devem interromper os tempos sentados a cada 30 a 45 minutos.

– Devem levantar-se, fazer uma pequena caminhada, passar mais tempo em pé, já que assim existe uma maior atividade muscular. É muito mais saudável estar em pé do que sentado.

Dr. João Sérgio Neves

Endocrinologista

Sociedade Portuguesa Endocrinologia Diabetes e Metabolismo

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]