Saúde: Sabe o que é um glaucoma?

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

O glaucoma corresponde a um grupo de doenças que afetam o nervo ótico (nervo que liga o olho ao córtex cerebral) lesando-o de uma forma progressiva e geralmente lenta, o que por sua vez se reflete numa perda proporcional do campo de visão, não envolvendo a visão central (fixação) até fases avançadas. Na maioria dos casos o doente apresenta uma pressão intraocular aumentada (>21mmHg) a qual contribui para esta lesão.

É a segunda causa mais frequente de cegueira irreversível a nível mundial.

Que tipos de Glaucoma existem?

Existe uma grande variedade de Glaucomas (primário/secundário) (ângulo aberto/ângulo estreito), sendo que o mais comum é o glaucoma primário de ângulo aberto. Existem muitos outros tipos como por exemplo o PEX, Pigmentar, Neovascular, Facolitico, Facomorfico.

Quais os sintomas do doente com glaucoma?

É variável. Na maioria dos casos os doentes não têm qualquer sintomatologia até fases avançadas da doença, uma vez que não há dor ocular, não envolve a visão central e evolui de forma lenta e progressiva. Isto faz com que o diagnóstico seja por vezes tardio.

Em alguns casos mais raros pode, no entanto, existir dor ocular intensa e visão turva associada a um aumento marcado da pressão intraocular (PIO). Nestes casos os doentes deverão recorrer a um Serviço de Urgência uma vez que poderá haver lesão completa do nervo ótico e perda de visão em poucas horas.

Como se trata um glaucoma?

O tratamento é variável consoante o tipo específico de glaucoma, no entanto de uma forma geral podemos dividi-lo em 3 tipos:

– Tratamento médico (com fármacos hipotensores)

– Laser

– Tratamento cirúrgico geralmente reservado para os casos em que os fármacos ou não controlam a PIO e o glaucoma ou há indicação específica para este tipo de tratamento.

O glaucoma é uma doença crónica tratável, mas não curável. Modificar o único fator de risco modificável que é a PIO.

Quando é que se opera um glaucoma?

Quando não é possível estabilizar ou pelo menos reduzir de forma significativa a lesão do nervo ótico com os medicamentos e/ou com o Laser é necessário recorrer à cirurgia. A intolerância aos medicamentos utilizados para diminuir a pressão intraocular, glaucoma avançado, doentes jovens ou PIO muito elevadas são outras indicações cirúrgicas.

Professor Doutor Eugénio Leite

Oftalmologista

Diretor das Clínicas Leite em Coimbra e Lisboa

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]