Secção Internacional Portuguesa de Bry-sur-Marne recebeu “Histórias magnéticas”

Na quarta-feira, dia 26 de setembro, os alunos da nova Secção internacional portuguesa do Collège Henri Cahn de Bry-sur-Marne (94) participaram no projeto “Histórias magnéticas”.

Histórias Magnéticas é um projeto do guitarrista e compositor Sérgio Pelágio que consiste na composição de bandas-sonoras para histórias infantis. O resultado é uma história-contada-concerto para guitarra elétrica e voz, seguida de um atelier para o público participante.

A história escolhida para os alunos da Secção internacional portuguesa de Bry-sur-Marne foi “Enquanto o meu cabelo crescia”, um conto de Isabel Minhós Martins, “sobre penteados, mudanças e preconceitos cortados à tesoura… e também sobre os pequenos (grandes) desgostos que acompanham a infância e ajudam a crescer”.

Sérgio Pelágio compôs a música e interpretou-a à guitarra e a atriz Isabel Galvão deu voz e corpo à história, recriando os ambientes do texto.

Seguidamente os alunos foram convidados a participar na criação de sons e ritmos para acompanhar a guitarra. A história foi ganhando nova vida através da criatividade musical das crianças e da sensibilidade plástica que colocaram nos desenhos que fizeram.

Este evento ocorreu no contexto da “17ème Semaine des Cultures Étrangères” iniciativa da FICEP (Forum des instituts culturels étrangers à Paris) e foi organizado pela Embaixada de Portugal através do Centro Cultural Camões de Paris em parceria com a Coordenação do Ensino Português.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9235″]