Secretário de Estado das Comunidades visita a cidade de Metz

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, vai visitar na próxima semana a cidade de Metz, a convite de Nathalie de Oliveira, Maire-Adjointe.

José Luís Carneiro visita a cidade na companhia do Cônsul Geral de Portugal em Strasbourg, Miguel Rita, nos dias 13 e 14 de setembro, e vai assinar um Protocolo de Cooperação entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Autarquia de Metz e a Associação Cultural Portuguesa de Metz. Trata-se de um Protocolo semelhante ao que já foi assinado com as cidades de Pontault-Combault, Cenon e Sufflenheim, todas em França.

Metz tem um Consulado Honorário de Portugal, com publicação no Diário da República, criado no seguimendo do encerramento do Consulado de Portugal em Nancy, mas nunca chegou a ser nomeado nenhum Cônsul Honorário. José Luís Carneiro disse recentemente ao LusoJornal que quer nomear Cônsules Honorários de Portugal nas cidades onde há posto sem titular e esta é provavelmente também uma das razões que o leva a Metz.

Para além de um encontro com o Maire da cidade, Dominique Gros, o Secretário de Estado das Comunidades também vai encontrar-se com o Préfêt, como aliás costuma fazer sempre que se tem deslocado a França. Nathalie de Oliveira tem o pelouro do registo civil, eleições, acolhimento do público, relação com os utentes, Mairies de bairro, e foi candidata às últimas eleições legislativas francesas.

José Luís Carneiro vai visitar o Centro Pompidou de Metz e o Centro de Artes e do Digital “Blida”, uma antiga central de camionagem transformada numa incubadora de start-ups com investigação e experimentação, com base na criatividade e no empreendedorismo.

Antes de seguir para Bruxelas, já na sexta-feira de manhã, José Luís Carneiro vai encontrar-se com Portugueses radicados na região, na sede da Associação Cultural Portuguesa de Metz.