Portugal´s Beto (C) vies for the ball with Poland´s Arkadiusz Milik (R) during their UEFA Nations League soccer match held at D. Afonso Henriques Stadium in Guimaraes, north of Portugal, 20 November 2018. HUGO DELGADO/LUSA Hugo Delgado/Lusa

Seleção: Lusodescendentes arrancam empate frente à Polonia

A Seleção portuguesa de futebol, que já tinha assegurado um lugar na ‘final four’, empatou a uma bola com a Polónia, em Guimarães, no último encontro do Grupo 3 da Liga A da Liga das Nações.

André Silva deu vantagem ao conjunto das ‘Quinas’, aos 34 minutos, apontando o seu 15º golo em 31 internacionalizações ‘AA’, mas, aos 66 minutos, Arkadiusz Milik empatou de grande penalidade, cometida, aos 63 minutos, por Danilo, que viu o vermelho direto.

De notar que a ala esquerda da Seleção portuguesa era 100% lusodescendente. Kévin Rodrigues foi titular a lateral esquerdo, enquanto Raphaël Guerreiro, que também é lateral, jogou a médio esquerdo, uma posição que ele já ocupou tanto no Lorient como no Caen e no Borussia Dortmund.

De lembrar que Kévin Rodrigues, formado no Toulouse, representa agora os Espanhóis da Real Sociedad. Quanto a José Fonte, defesa-central luso do Lille, acabou por ficar no banco de suplentes, ele que foi titular no primeiro encontro frente à Itália.

No fim do encontro, Fernando Santos, Treinador da Seleção portuguesa, não estava totalmente satisfeito com a exibição de Portugal: “Fiquei orgulhoso com aquilo que foi o apuramento para a ‘final four’. Em relação a este jogo não posso estar completamente orgulhoso. Não foi uma grande exibição nossa, acho que podíamos ter feito mais. Cometemos alguns erros. Na primeira parte tivemos muita posse, mas faltou criatividade coletiva, principalmente no último terço. A Polónia não fez grande coisa mas teve boas oportunidades por demérito nosso. Na segunda parte tentámos corrigir, estávamos melhor. Surgiu o golo e a jogar com 10 é mais difícil”, concluiu.

Portugal, que vai organizar a ‘final four’, de 05 a 09 de junho de 2019, defrontando Holanda, Suíça e Inglaterra, terminou o agrupamento com oito pontos, contra cinco da Itália e dois da Polónia, relegada à Liga B.

Com duas vitórias e dois empates, a formação lusa foi a única das 12 da Liga A que não perdeu qualquer jogo.