Seleção Sub-20: Rafael Leão marcou mas não impediu afastamento

A Seleção portuguesa de futebol Sub-20 foi eliminada do Mundial de sub-20, ao empatar com a África do Sul (1-1), em jogo da terceira e última jornada do Grupo F. De notar que dois jogadores lusos, que atuam ou atuaram em França: Rafael Leão no Lille e Rúben Vinagre que passou pelo Monaco, foram titulares. Quanto ao lusodescendente, Romain Correia, nascido em Castres, que atua no Vitória de Guimarães, ficou no banco de suplentes.

Em Bielsko-Biala, na Polónia, Rafael Leão, avançado luso do Lille, deu vantagem à Seleção das Quinas, aos 19 minutos, mas James Monyane empatou aos 53, de grande penalidade, num encontro em que Jota (60) falhou uma grande penalidade.

Portugal terminou a fase de grupos na terceira posição, atrás de Argentina e Coreia do Sul, que venceu a equipa sul-americana, por 2-1, terminando as duas com seis pontos, contra os quatro dos portugueses e um dos sul-africanos.

A seleção portuguesa podia ter sido uma das quatro melhores terceiras classificadas, mas acabou por ser apenas a quinta, por ter menos um golo marcado do que o Panamá.

Ficha de jogo:

Campeonato do Mundo Sub-20 Polónia 2019 – 3.ª jornada do Grupo F

Estádio Municipal de Bielsko-Biala

ÁFRICA DO SUL 1-1 PORTUGAL (0-1 ao intervalo)

Árbitro: Alexis Herrera (Venezuela)

África do Sul: Khubeka; Abrahams, Mabiliso, Gcaba, MKhuma, Appolis (Blom, 65′), Leshabela (Khanyi, 76′), Monyane, Mkhise, Kodisang, Moloisane.

Suplentes: Thuntsane, Baadjies, Khupe, Modise, Phewa, Thethai, Phillips, Foster.

Treinador: Thabo Senong

Golos: 1-1 Monyane de g.p. (53′)

Portugal: João Virgínia, Thierry Correia, Diogo Queirós – Cap., Diogo Leite, Rúben Vinagre (Francisco Moura, 54′), Florentino, Gedson, Nuno Santos (Pedro Martelo, 68′), Trincão, Rafael Leão, Jota (Pedro Neto, 83′).

Suplentes: Diogo Costa, Luís Maximiano, Diogo Dalot, Romain Correia, Francisco Moura, Miguel Luís, Nuno Henrique, Pedro Neto.

Treinador: Hélio Sousa

Golos: 0-1 Rafael Leão (19′)