SL Benfica´s, Vieirinha (R) in action agaist PAOK FC's, Andrija Zivkovic (L) during their UEFA Champions League playoff first leg soccer match at Luz Stadium, Lisbon, Portugal, 21 August 2018. ANTONIO COTRIM/LUSA António Cotrim / Lusa

Sem Corchia, o Benfica não triunfou na Champions

O Benfica, ainda sem o lateral francês Sébastien Corchia, não foi além de um empate a uma bola frente aos gregos do PAOK no play-off de apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões europeus de futebol, num jogo que decorreu no Estádio da Luz em Lisboa.

A primeira parte até começou bem para os encarnados. Após 6 minutos de jogo, o médio luso Gedson Fernandes abriu o marcador. No entanto o árbitro recusou o golo visto que havia um fora-de-jogo, claro, do médio do Benfica.

Os benfiquistas continuaram a impor o seu ritmo e a tentar chegar ao golo. Os gregos deixavam a bola aos encarnados e apenas defendiam. De tal maneira que o médio português Pizzi teve quatro ocasiões claras de golo que não soube concretizar, faltando também uma pontinha de sorte visto que um dos remates bateu na trave.

Aos 45 minutos, o Benfica abriu o marcador com uma grande penalidade de Pizzi, isto após uma falta na área do PAOK sobre o médio Gedson Fernandes. No intervalo os encarnados tinham uma vantagem magra de 1-0.

Durante a segunda parte o Benfica continuou a dominar o seu adversário. No entanto os encarnados não conseguiam marcar o segundo tento, e como se diz nas gírias do futebol, ‘quem não marca, sofre’. Foi novamente o que aconteceu.

Aos 76 minutos, após um livre do lado direito do ataque grego, um primeiro cabeceamento veio bater na trave dos encarnados, antes de, num lance de insistência, com um remate de pé esquerdo, o egípcio Amr Warda atirou para o fundo da baliza de Odisseas Vlachodimos.

Os gregos empataram a eliminatória e até ao fim do encontro os encarnados não conseguiram marcar um segundo golo apesar de ter tido inúmeras oportunidades. Com este empate a uma bola, a tarefa não se adivinha fácil para o Benfica que atuou sem o último reforço francês da equipa, Sébastien Corchia.

 

Nem todos ficaram satisfeitos

“Queríamos vencer e tudo fizemos para isso, mas o resultado da eliminatória está em aberto. Quem fez um jogo como o nosso na primeira parte, só tem de acreditar nas suas capacidades. Isto não acabou” diz Rui Vitória, Treinador do Benfica. “Fizemos um bom jogo, criámos oportunidades em número suficiente para finalizar, mas não fomos eficazes. Se não fizemos aqui podemos fazer lá. Mas fizemos um jogo muito bem conseguido e, apesar do resultado, há uma grande dose de otimismo, porque quem faz aquilo que fizemos merece passar. Agora é pensar no jogo do Sporting e depois pensar novamente na jornada da Grécia”, frisou.

Já Vieirinha, o internacional português do PAOK diz que “a dificuldade irá ser a mesma (na segunda mão). Sabemos que temos a vantagem do golo fora, mas não podemos entrar em campo com esse pensamento, porque, se entrarmos assim, será bastante difícil entrar na fase de grupos, que é um sonho do clube e de todos os adeptos. Merecem uma presença na fase de grupos. O nosso objetivo era tentar ganhar o jogo, sabíamos que ia ser difícil com a qualidade da equipa do Benfica. Do mal o menos: conseguimos o empate, com um golo que nos traz teoricamente vantagem”, admitiu.

Também Pizzi, o internacional português do Benfica considera que “fizemos desde o primeiro momento um muito bom jogo. Não era este o resultado que queríamos, mas estamos conscientes de que se jogarmos assim na Grécia conseguimos o nosso objetivo e é com esse espírito que vamos para lá. Estamos habituados a esse ambiente adverso e certamente que nos vamos preparar muito e bem para passar a eliminatória”, concluiu.

A segunda mão decorre a 29 de agosto, em Salónica na Grécia.