Semana Lusitana animou Neuville-sur-Saône

O Município de Neuville-sur-Saône (69), no departamento do Rhône, organizou uma Semana Lusitana entre os dias 17 e 24 de novembro, com o apoio da MJC e da Associação Familiar e Cultural Portuguesa.

Várias manifestações foram programadas: No sábado, dia 17, às 14h00 houve um desfile de grupos folclóricos portugueses e às 19h00 um concerto de música portuguesa com o grupo Cantares da Terra, assim como momentos ibéricos com Manuel Mendes.

Na segunda feira da semana passada, dia 19 de novembro, foi inaugurada uma exposição de azulejos, com prova de especialidades portuguesas e na quarta-feira dia 21, às 14h00, a associação organizou um atelier de culinária portuguesa. À noite foi projetado o filme “Diamantino”.

No sábado, a partir das 19h00, por ocasião de um jantar e noite musical, subiram ao palco Fernando Calheiro, Adriana e Francisco Galvão.

Durante toda a semana, os comerciantes da cidade decoraram as montras com as cores de Portugal.

No sábado, dia 17, aquando da cerimónia de abertura da Semana Lusitana, a Maire Valérie Glatard agradeceu à MJC e à Associação Portuguesa pelo apoio prestado nesta realização e também falou das boas relações que tem com Portugal e dos intercâmbios que o município mantém com Cabeceiras de Basto, localidade coma qual tem um protocolo de geminação.

Por esta ocasião, deslocaram-se de Portugal a Vereadora da Cultura Carla Lousada, o Secretário Municipal de Apoio à Vereação Paulo Mendes e Alfredo Magalhães. A Maire agradeceu a presença da comitiva que veio de Portugal e a presença também do Conselheiro das Comunidades Portuguesas Manuel Cardia Lima.

Neuville-sur-Saône está situada a 15 km de Lyon e tem uma grande Comunidade portuguesa.