Rosa Teixeira Ribeiro
LusoJornal | Carlos Pereira

Sindicato dos Trabalhadores Consulares desmarcou greve que devia começar hoje

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

O Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas portuguesas no Estrangeiro (STCDE) anulou a greve de 13 dias que devia começar esta segunda-feira nos postos portugueses no estrangeiro. “O Governo deu finalmente, um sinal positivo de continuação de negociação com o STCDE para resolução dos problemas que afligem os trabalhadores nos postos consulares, missões diplomáticas e centros culturais do Camões no estrangeiro” diz a nota do Sindicato. “Neste sentido, o Governo comprometeu-se, em reunião negocial, a retomar ativamente a revisão das tabelas salariais, com reunião já calendarizada para o próximo dia 10 de abril, havendo, nesta fase, acordo relativamente às tabelas salariais em 70% dos países e explicados os critérios da contraproposta sindical em relação aos países em falta”.

“Há o compromisso de continuarmos a trabalhar todas as matérias, como outras que não são as estritamente salariais, como as da proteção social e outras situações que afligem os trabalhadores que representamos” disse a Secretária Geral do STCDE, entrevistada pela RDP internacional. “Há um compromisso forte, há uma vontade politica, e há uma aposta no diálogo. Sobretudo temos a resposta em como tudo isto será concretizado a muito curto trexo”.

A variação campial deixou muitos trabalhadores consulares em situação difícil e até precária, mas Rosa Ribeiro explica que a situação mais complicada era a dos funcionários no Brasil, e já foi temporariamente resolvida com a publicação da portaria, em dezembro, e o pagamento já foi efetuado aos trabalhadores. “Os trabalhadores nos Estados Unidos e na Suíça também vão já, ainda antes do final de abril, ver a sua situação em termos de perdas cambiais também compensada, estes trabalhadores perdem entre 15 e 20% dos seus salários todos os meses por causa da variação dos câmbios”. Mas Rosa Ribeiro acrescenta que “não são só os trabalhadores que representámos que beneficiam com estes novos mecanismos, a nossa ação beneficia também aos professores de português no estrangeiro, aos diplomatas, aos trabalhadores do Instituto Camões e aos trabalhadores da Aicep. É uma conquista forte que diz respeito a todos os trabalhadores ao serviço do Estado português no estrangeiro”.

“Porque o Governo, assim, assume novamente uma postura de procura ativa de melhoria das condições dos trabalhadores ao serviço do Estado no estrangeiro, o STCDE entendeu que era necessário renovar a aposta no diálogo e na negociação com o Governo, tendo, assim, decidido suspender imediatamente as greves convocadas para os dias 3, 4, 5, 6, 10, 11, 12, 13, 17, 18, 19, 20 e 24 de abril assim como a manifestação de dia 24 de abril”.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]