Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

A cantora Sónia Flávia esteve em Lyon para apresentar o seu último trabalho à Comunidade Portuguesa. Esta jovem lusodescendente, natural de Cannes, nos Alpes Marítimos, com raízes transmontanas, desde sempre cresceu com o sonho de um dia vir a ser cantora e pisar os palcos, tal como a mãe, Luciana de Chaves, também ela cantora.

Para Sónia Flávia, a mãe é uma referência e uma grande impulsionadora, tendo-a apoiado incondicionalmente na concretização do seu grande sonho. Desde que abraçou a música, nunca mais deixou de cantar, tanto em espetáculos, como enquanto corista para artistas bastante conceituados.

Em julho de 2019, brinda-nos com um novo single: “Mulher Latina” é um tema quente, cheio de ritmo, que marca o crescimento profissional.

Sónia Flávia está a preparar um novo trabalho discográfico, esteve em estúdio no final do mês de fevereiro e este novo álbum será lançado ainda este ano.

 

Sónia, onde nasceu?

Nasci em França, em Cannes, na região Côte d’Azur, mas aos 15 anos fui viver com os meus pais para Toulouse. As minhas raízes são trasmontanas, tenho um grande orgulho de ser portuguesa. A minha linda terra é Chaves, sem esquecer a aldeia de Calvão. A minha língua materna sempre foi o português, sempre falei português desde pequena, mesmo se no dia-a-dia é o francês que prevalece.

 

Com que idade despertou esse interesse para a música?

Comecei a cantar aos 14 ou 15 anos num grupo coral português, também fiz parte de um rancho como dançarina. A minha mãe cantava, o meu pai tocava um instrumento tradicional e o meu irmão tocava acordeão. Somos uma família de músicos, sempre a transmitir a alegria aos nossos emigrantes. Eu sempre estive ligada ao povo português. Desde sempre tive uma grande paixão pela música, sou autora e compositora, comecei no palco com a minha mãe Luciana de Chaves – também ela uma grande artista que sempre me deu força e motivação para seguir o meu próprio caminho como artista. Para mim é uma forma de me exprimir, de relaxar de sentir certas emoções como ao subir em palco. E partilhar com o público esta grande paixão que é a música portuguesa.

 

A sua família sempre a apoiou?

Sim, a família sempre me apoiou. Acho fundamental ter o apoio da minha família e saber que posso contar com ela no que for necessário.

 

Também compõe. Onde é que se inspira?

Como disse, sou a autora da maioria dos meus temas, a inspiração surge do dia-a-dia de cada um de nós, não reflete a minha vida pessoal, as letras surgem de observações.

 

Quantos álbuns já editou?

Em 2001 lancei o seu primeiro trabalho intitulado “Rendo-me a esta louca paixão”. No ano de 2004 em parceria com a minha mãe lancei “Tenho sede de Viver”. Em 2012 voltamos a gravar juntas “Baila, Baila”. Após uma pausa nas gravações, regressei em 2016 com o meu primeiro trabalho totalmente a solo intitulado “Vem Comigo Balançar”, editado pela País Real. Em 2019 voltei com 4 singles, pela País Real: “Coração Lusitano”, “Por Ti Daria o Mundo” e “Deixa-me te Amar” e “Mulher Latina”.

 

Quando vai sair o novo álbum?

Em 2020. Vamos juntar cinco temas novos, estará a cargo do meu produtor, José Carlos Monteiro, não posso revelar tudo. Apresento um espetáculo cheio de dinâmica, ritmo e alegria, acompanhada com suporte digital e 4 bailarinas.

 

Vai lançar brevemente um dueto com a Stephanie, como surgiu esse convite?

Sim, vai sair um dueto com a minha amiga Stephanie, produzido por Nelson Costa. Tive a oportunidade de conhecer a Stephanie na festa do programa de rádio Raízes e daí surgiu a nossa amizade. Decidimos juntar a nossa paixão num tema. Álbum que sai muito em breve, fiquem atentos.

 

Qual foi o seu trabalho com mais visualizações no youtube?

O tema com mais visualizações é o “Deixa-me te amar”. Fiz o vídeoclip, acabou de sair, foi realizado em Aveiro, no fim deste mês de fevereiro, com uma equipa ao top, o Nuno Black e Carla, um tema cheio de ritmo.

 

Vai continuar com o mesmo registo?

Vou continuar sim, com música latina e com alguns temas populares, como o “Coração Lusitano” já conhecido, mas irá haver novidades no novo álbum “Sou Trasmontana”.

 

Continua com o label País Real?

Continuo a minha colaboração com a editora País Real por mais 3 anos.

 

Já cantou para as Comunidades portuguesas. Canta mais nos palcos em França ou em Portugal?

Canto sobretudo para as Comunidades portuguesas em França e noutros países. Em Portugal é mais no verão. Não tenho preferência de palco, para mim é igual, gosto de partilhar com todos e dar a conhecer a minha música.

 

Já pensou cantar em francês?

Sim, mas a minha inspiração e pensamento leva-me para o português…

 

Qual o seu sonho?

O meu sonho é de poder realizar duetos com cantores que sempre acompanhei desde pequena. E que a minha música se torne conhecida em vários países.

 

Quais as dificuldades enfrentadas durante a sua carreira?

Boa pergunta… No meu ponto de vista, não podemos confiar em ninguém. O meio musical é uma luta constante, se não acreditares em ti própria, não lutares para avançar, ninguém te dará uma mão. Foram muitas promessas não cumpridas. Outra dificuldade não menos importante, é de viver fora de Portugal, isso também é um pouco complicado.

 

Onde a poderemos ver nos próximos meses?

A agenda está a organizar-se. Em maio vou voltar a Portugal para promover este novo álbum.

 

Que mensagem quer deixar aos nossos leitores?

Em primeiro lugar quero agradecer ao LusoJornal por darem a conhecer e por divulgar o meu trabalho, por apoiar sempre as Comunidades portuguesas e os artistas. Quero agradecer aos leitores o apoio que nos dão diariamente. E é graças a vocês que nós podemos continuar a divulgar a nossa música. E também é sempre bom termos a sorte de ter o LusoJornal sempre à mão. Que continuem a ouvir e divulgar a nossa música portuguesa e fiquem atentos às novidades que estão para chegar. Um beijo grande para a equipa do LusoJornal, a todos os leitores e aos Portugueses espalhados pelo mundo fora.

 

soniaflaviaofficiel@gmail.com

Facebook: sonia flavia officiel

Instagram: sonia.flaviaofficiel

 

Cultura
X