Sporting faz queixa à FIFA por Rafael Leão vir para o Lille

O avançado português Rafael Leão, que rescindiu o seu vínculo com o Sporting, assinou um contrato com o Lille válido por cinco temporadas. “Nestes últimos dias, tudo passou muito rápido, mas não pude recusar este desafio que me era proposto”, referiu Rafael Leão, citado pelo clube no seu sítio oficial na Internet.

Autor de dois golos em cinco jogos na equipa principal do Sporting, na época passada, Rafael Leão, que nasceu em Angola e jogava nos ‘leões’ desde os nove anos, foi um dos nove jogadores que avançaram com pedidos de rescisão de contratos com o emblema ‘verde e branco’.

“Estamos verdadeiramente satisfeitos por ter contratado Rafael Leão. Em 31 de julho, ele obteve o estatuto de jogador livre e surgiu a oportunidade de o contratar, o Lille, mas também a muitos outros clubes que estavam interessados nele. O Rafael escolheu a nossa proposta e agradecemos a sua decisão”, afirmou o Diretor-executivo do clube, Marc Ingla, também citado pelo emblema francês, apontando o avançado como “um dos jogadores mais interessantes e promissores do futebol mundial”.

Mas o Sporting anunciou ontem que vai avançar com uma queixa à FIFA pela contratação de Rafael Leão pelo Lille, exigindo uma indemnização de 45 milhões de euros.

Em comunicado, a SAD do Sporting diz ter decidido avançar com esta participação ao organismo que rege o futebol mundial, “com pedido indemnizatório, ao atleta e ao clube, correspondente à cláusula de rescisão de 45 ME, acrescidos de vencimentos e outros encargos, e o pedido de aplicação de sanções desportivas a ambos”.

A SAD ‘leonina’ afirma ter decidido por unanimidade avançar com esta queixa devido “ao inaceitável comportamento”, que diz repudiar, do Lille, do agente de Rafael Leão e do pai do avançado.

“Participar da falta de ética profissional do referido agente junto da Associação Nacional de Agentes de Futebol (ANAF) e da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), por recusar inexplicável e irresponsavelmente qualquer contacto para uma negociação séria com a Sporting SAD, apesar de reiteradamente solicitado para tal”, lê-se na nota.

A SAD ‘verde e branca’ diz ainda “lamentar que o pai do atleta tenha igualmente contribuído para pôr em risco o futuro desportivo do atleta pela idêntica e inaceitável recusa de um diálogo substancial e construtivo”.

“Sou jovem, preciso de jogar e aprender todos os dias. O projeto que o Lille me apresentou é muito bom, não podia recusar. A liga francesa é uma liga que está a crescer”, disse o avançado na sua apresentação no Lille, onde vai juntar-se a José Fonte, Xeka e Edgar Ié.

O avançado, que disse ser fã de Cristiano Ronaldo, considerou que as condições no clube “são bastante boas” e mostrou-se esperançado em “fazer uma grande época”.

Rafael Leão, um dos nove jogadores que rescindiram unilateralmente com o Sporting na sequência dos incidentes na academia do clube, explicou, em poucas palavras, a decisão de deixar os ‘leões’: “A meu ver a violência não leva a lado nenhum e decidi sair”.

O jogador, de 19 anos, garantiu que vai ter aulas de francês, mas admitiu que o facto de ter muitos pessoas que falam português no clube “facilita a integração”.