LusoJornal / Jorge Campos

St Consorce: Jantar rendeu 5.500 euros para os Bombeiros de Fornos de Algodres

No sábado passado, dia 7 de março, a associação ACRJPLO de Ste Consorce (69), nos arredores de Lyon, em parceria com a Associação humanitária dos Bombeiros de Fornos de Algodres, organizou um jantar de beneficência com o objetivo de angariar fundos para a compra de uma ambulância destinada ao transporte de doentes com mobilidade reduzida e em cadeira de rodas.

A sala de festas de Ste Consorce, cedida pela municipalidade, acolheu cerca de 250 pessoas que partilharam esta noite de festa.

Os organizadores contaram ainda com o apoio do supermercado Hypertugal, do banco Santander Totta, da fábrica de enchidos Possidonio e da Adega de vinhos da região do Porto Cadão. O Comité de Geminação entre Fornos de Algodres e Ste Consorce também esteve presente em apoio à organização do evento.

Estavam presentes no jantar o Presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Manuel Fonseca, o Maire de Ste Consorce, Jean-Marc Thimonnier, o Presidente do Comité de Geminação Pascal Didelet, o Presidente da Junta de Freguesia Luís Filipe, o Presidente dos Bombeiros Fernando Pompeu, o Comandante dos Bombeiros de Ste Consorce, George Vassière, e o Cônsul geral de Portugal em Lyon Luís Brito Câmara. Ao tomarem a palavra, todos felicitaram esta iniciativa solidária, assim como todos os que a tornaram possível, em particular o Presidente da associação ACRJPLO, Pedro Emanuel, que acompanhou o projeto desde o seu início e conseguir federar tanta gente à volta desta iniciativa.

“Esta ideia nasceu há mais de um ano, e hoje estamos a concretizar este grande projeto, pois nesta região do oeste de Lyon trabalham e moram muitos dos nossos conterrâneos da região da Beira Alta” explica o Comandante José António. Uma equipa de seis Bombeiros, comandada por José António e integrando Armando, José Tracana, Rui Nave, Rafael Oliveira e Ricardo Fonseca, decidiu deslocar-se até Ste Consorce para preparar uma receita regional das Beiras: “Bacalhau com Feijões”.

“Foi um grande fim de semana com muitos quilómetros feitos por via terrestre, cerca de 3.000 km, mas também com muitas alegrias: a de confraternizarmos entre Portugueses e Franceses, e no final a simpatia do donativo que ultrapassou largamente as nossas expectativas. Um grande obrigado para todos” concluiu o Comandante José António ao LusoJornal.

“Foram necessários quarenta quilos de bacalhau, trinta quilos de feijões vermelhos, dez quilos de cebolas, um quilo de alho e dez litros de azeite” detalhou o Bombeiro Rui Nave. “No início do jantar propusemos enchidos que foram oferecidos pela casa Possidonio de Fornos de Algodres, assim como o famoso queijo da serra e outras especialidades regionais”. Rui Nave foi um dos cozinheiros do jantar. “Os vinhos também foram oferecidos pela casa Cadão, em suma, tudo o que servimos, desde os aperitivos aos vinhos, foram oferecidos aos Bombeiros para hoje servirmos aqui”.

A Caserna dos Bombeiros de Fornos de Algodres conta com 70 Bombeiros voluntários, 5 profissionais e 7 funcionários de manutenção. Além do apoio à população no município e do distrito, presta também assistência rodoviária na autoestrada A25, entre Celorico e Mangualde.

No final da noite, e após contas feitas, o Presidente da ACRJPLO, Pedro Emanuel, entregou um cheque de 5.500 euros ao Presidente dos Bombeiros de Fornos de Algodres, Fernando Pompeu, que se mostrou “satisfeitíssimo” e “muito agradecido” pela soma angariada.

O Presidente do Comité de Geminação, Pascal Didelet, aproveitou para anunciar um Serão de Fado para o dia 26 de setembro, com a fadista Tereza Carvalho, vinda de Paris. E já no dia 12 de abril, domingo, será confecionado mais um prato regional português – uma Feijoada – no decorrer do “mercado dominical”, pelos membros da associação.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]