Street-Art portuguesa exposta em Paris

De 9 de junho ao dia 14 de julho, terá lugar na GCA Gallery Paris, uma exposição de street-art portuguesa intitulada «Made in Portugal».

Trata-se de uma exposição coletiva com alguns dos maiores artistas portugueses de arte urbana oriundos de várias regiões de Portugal. Os sete artistas são reconhecidos não somente a nível nacional, mas também internacional e são representativos de vários estilos e técnicas.

Segundo a organização «vemos através destas obras a grande abertura artística e modernidade das quais Portugal é capaz. Conciliando por um lado uma identidade artística própria e outras inspirações vindas do mundo, Portugal apresenta-se a nós como um poço de imaginação infinita».

A arte urbana iniciou-se sobretudo nos Estados Unidos e em França na década de 60, mas foram rapidamente alcançados por Portugal que é, hoje, mundialmente reconhecido como um dos países mais proeminentes na arte urbana.

Os artistas presentes são: Akacorleone, nascido em Lisboa em 1985, um artista que joga com as cores e as perspetivas; Mário Belém, nascido em 1977, seguiu estudos de arquitetura, grafismo e ilustração, e o seu talento é muitas vezes solicitado pelas agências de publicidade; Gonçalo Mar, nascido em 1974, descobriu o desenho aos 12 anos de idade, e para esta exposição inspira-se da arte tradicional portuguesa, nomeadamente dos carnavais de Bragança e de Lazarim; Mr. Dheo, autodidata, nascido em Gaia em 1985, é um artista polivalente, que utiliza não somente a foto mas também o grafismo nas suas obras; Nuno Viegas, nascido em Faro, em 1985, mora na Quarteira, é especialista do graffiti, e assume uma perspetiva ativista através de mensagens humanitárias universais; Pantonio, nascido em 1975 nos Açores, na Ilha Terceira, inspira-se para as suas obras sobretudo da temática marítima; João Samina, nascido em 1989, é um artista plástico mas, igualmente, arquiteto, e já colaborou com vários artistas, tendo viajado por vários continentes de onde tira a inspiração para obras que representam as várias cores e o exotismo do mundo.

A GCA Gallery é uma galeria de arte urbana contemporânea, criada em junho de 2014 em Nice. Neste espaço, de 80 metros quadrados, estão expostas as obras de artistas franceses e internacionais como Alias, Ardpg, C215, Eddie Colla, Ender, Etnik, Gilbert1 Katre, Kurar, Macs, Momies, Mosko, Nevercrew Orticanoodles, Retro, Shoe, Smile, Stew. Representantes de vários estilos que vão do Graffiti ao Low Brow passando pela Street-Art.

Entretanto, em abril de 2017, a GCA Gallery abriu um novo local em Paris num espaço de 100 metros quadrados, no bairro da Biblioteca François Miterrand (Paris 13). Desde 2014 a GCA Gallery já editou 13 catálogos e realizou várias exposições coletivas e dezanove exposições a solo.

A vernissage da exposição terá lugar dia 8 de junho entre as 18h30 e as 21h30.

 

GCA Gallery Paris

2 place Farhat Hached

75013 Paris

 

www.gcagallery.fr/exhibitions/made-in-portugal/