Supertaça também já se disputou em Paris

O Benfica conquistou ontem a 39ª edição da Supertaça Cândido de Oliveira de futebol, frente ao Vitória de Guimarães (3-1), em Aveiro.

Mas a Supertaça já foi disputada dois anos consecutivos em Paris, “em homenagem aos emigrantes”.

A primeira vez foi no dia 20 de junho de 1995, entre o FC Porto e o Benfica. O FC Porto venceu por 1-0 com golo de Domingos. Os dois clubes já se tinham defrontado duas vezes para a essa Supertaça 1993/94. No primeiro jogo, no dia 24 de agosto de 1994, no Estádio da Luz, com um empate (1-1), com golos de Vítor Paneira e Rui Filipe. No segundo jogo, no dia 21 de setembro, no Estádio das Antas, com novo empate sem golos.

A Supertaça da época 1994/95 voltou a ser “desempatada” em Paris entre o Sporting e o FC Porto.

O primeiro jogo teve lugar no dia 20 de agosto de 1995, no Estádio de Alvalade, com um empate a 0-0. O segundo jogo realizou-se duas semanas depois, a 23 de agosto, no Estádio das Antas, com um empate a duas bolas, com dois golos de Domingos pelo FC Porto, um golo de Naybet e outro de Ouattara pelo Sporting.

O desempate teve lugar no dia 30 de abril de 1996, em Paris. O Sporting ganhou (3-0) com dois golos de Sá Pinto e um de Carlos Xavier.

A primeira edição da Supertaça Cândido de Oliveira teve lugar na época 1978/79 e foi ganha pelo Boavista frente ao FC Porto.

O FC Porto já ganhou a Supertaça por 20 vezes, enquanto o Sporting ganhou 8 e o Benfica ganhou 7, uma delas foi ontem à noite. Para além destes clubes, apenas o Boavista ganhou 3 vezes e o Vitória de Guimarães ganhou 1 vez. Mais nenhum outro clube tem este trofeu.