Benfica´s player Rafa Silva (R) celebrates the scoring of a goal against Arouca during the Portugal Cup soccer match at Luz Stadium in Lisbon, Portugal, 22 November 2018. ANTÓNIO COTRIM/LUSA António Cotrim/Lusa

Taça de Portugal: Corchia, mais um triunfo com o Benfica

A 4ª eliminatória da Taça de Portugal de futebol começou na quinta-feira, dia 22 de novembro, com o triunfo do Benfica por 2-1 frente ao Arouca, da segunda divisão portuguesa, no Estádio da Luz, em Lisboa.

O Benfica tinha um sotaque francês com três jogadores provenientes de países francófonos no onze inicial: o guarda-redes belga de 19 anos, Mile Svilar, o lateral francês de 28 anos, Sébastien Corchia (na esquerda na foto), e o avançado suíço de 26 anos, Haris Seferovic.

Do lado do Arouca, um francófono dentro das quatro linhas, André Bukia, avançado de 23 anos, originário da República Democrática do Congo; e um francófono no banco de suplentes, Paolino Bertaccini, avançado de 21 anos, originário da Bélgica.

E foi um francófono que foi o grande protagonista nos primeiros minutos. Após os encarnados terem dominado os primeiros minutos, num contra-ataque do Arouca, André Bukia conseguiu abrir o marcador, aos 19 minutos, com um remate de pé esquerdo à entrada da área encarnada, com uma trivela que enganou Mile Svilar.

O Benfica apenas conseguiu empatar o encontro aos 42 minutos. Em contra-ataque, Haris Seferovic levou a ofensiva pelo lado esquerdo do ataque encarnada até à entrada da área onde entregou ao avançado brasileiro Jonas que rematou de pé direito para o fundo da baliza do Arouca.

No intervalo permanecia o empate entre as duas equipas, o Benfica da primeira divisão, e o Arouca do segundo escalão do futebol português.

A segunda parte acabou por ser idêntica à primeira com o Benfica a dominar durante certos momentos, mas o Arouca mostrava também vontade em levar de vencida esta eliminatória.

O encontro ficou resolvido no tempo de compensação aos 93 minutos. Numa jogada novamente iniciada pelo Suíço Haris Seferovic, que cruzou do lado esquerdo do ataque do Benfica para o cabeceamento incompleto de Jonas, que acabou por sobrar para o avançado português Rafa Silva (na direita na foto), que se antecipou ao guarda-redes Rui Vieira e atirou para o fundo da baliza.

O Benfica conseguiu apurar-se para os oitavos de final da Taça de Portugal de futebol. De notar que nos dois únicos jogos oficiais que realizou com a camisola do Benfica, o Francês Sébastien Corchia conta com dois triunfos e os dois na Taça de Portugal, vencendo por 0-3 na deslocação ao terreno do Sertanense, e por 2-1 no Estádio da Luz frente ao Arouca. O lateral francês não tem sido opção no Campeonato, nem na Liga dos Campeões europeus, mas pelo menos tem realizou bons jogos na Taça de Portugal.