Teatro: Atriz Monica Belluci em francês no CCB de Lisboa

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

A atriz Mónica Bellucci protagoniza “Maria Callas – Cartas e Memórias”, a peça de teatro que está atualmente no palco do Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, no âmbito do 38º Festival de Almada, a decorrer até dia 25.

Com base no livro “Maria Callas Letres & Mémoires”, de Tom Volf, que também encena, a peça permite a descoberta da “história verdadeira por detrás da lenda” que marcou os palcos de ópera nos anos de 1950/70, segundo o programa do festival.

O texto vai da infância modesta de Maria Callas (1923-1977), nascida Anna Maria Sofia Cecilia Kalogeropoulou, em Nova Iorque, aos finais da II Guerra Mundial, em Atenas, e da discreta estreia da soprano na ópera, na capital grega, até ao clímax da sua carreira; vai também do casamento com o empresário Giovanni Battista Meneghini, ao escândalo pela relação com o milionário grego Aristóteles Onassis. Ao longo de cerca de 70 minutos, “Maria Callas – Cartas e Memórias” constitui “um autorretrato fascinante e perturbador da maior voz do século XX”.

“Levanta-se o véu que tanto cobre Maria – a mulher vulnerável, dividida entre a vida nos palcos e a sua vida privada – como Calas, a artista vítima de exigência para consigo própria e da batalha perpétua que travou com o canto”, lê-se no programa do festival.

Falada em francês, com legendas em português, a peça conta com vídeo de Olivier Olry, luz de Anne Roudiy, e é apresentada no Centro Cultural de Belém, até este domingo.

Produzida pela companhia francesa Les Visiteurs du Soir, a peça chega a Portugal com o apoio do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa e do Instituto Francês de Portugal.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]