Teatro: Pedro Estorninho apresenta peça de homenagem ao pintor Dordio Gomes em Paris

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]

Hoje e amanhã, dias 19 e 20 de maio, o TEatroensaio leva a palco o espetáculo “Dordio Une vie de couleur”, com encenação de Pedro Estorminho, na Casa de Portugal André Gouveia, na cidade internacional universitária de Paris, numa homenagem a Dordio Gomes, figura maior do modernismo português.

Simão César Dordio Gomes nasceu em Arraiolos, no Alentejo, em 1890, partiu para Lisboa com apenas 12 anos, entrou para Belas-Artes e daí “saiu para o mundo”, viajando pela Europa e estudando em Paris.

Esteve um ano em Paris como bolseiro do Estado em 1910 e desenvolveu trabalho de tradição naturalista. Após nova estadia de 1921 a 1926, foi aluno da Academia Julian e absorveu influências construtivistas e expressionistas de autores como Cézanne e Franz Marc.

Depois de ter passado também pelas Américas, fixou-se na cidade do Porto de 1933 a 1960, onde foi professor na Escola de Belas-Artes, onde desempenhou um importante papel como renovador do ensino académico e grande impulsionador do Grupo dos Independentes, onde participavam grandes pintores da nova geração como Júlio Resende, Manuel Guimarães, Fernando Lanhas, Júlio Pomar, João Raúl David, Arlindo Rocha, entre outros.

Começou em 1944 a sua produção de pintura mural a fresco, mas a paisagem alentejana domina tematicamente a sua produção artística desde meados da década de 20. Desenvolveu paralelamente o género do retrato.

O TEatroensaio é uma companhia de teatro criada a 19 de fevereiro de 2008, no Porto. Desenvolve um alargado trabalho artístico assente sobre a “Palavra”. Baseando as atividades na companhia num tema anual, a partir do qual se estrutura o processo de investigação dramatúrgica, de colaboração com artistas convidados e de criação teatral, realizando peças de autores de referência nacional e estrangeiros, assim como peças de criação dramatúrgica original.

Este ano, o TEatroensaio comemora 15 anos de atividade, desenvolvendo um programa quadrienal sob o tema “Teatro Território”.

Pedro Estorninho é ator desde 1995, tendo trabalhado em companhias e espaços de criação nacionais e estrangeiros como A Barraca, o Teatro da Trindade, o Satyros (Brasil), o Teatro Comunale Benevento (Itália) e o Theatre Repetition (França), entre outros.

Em 2006 foi ator convidado para a Opera Oratorium “Une Femme de Parole”, do compositor Thierry Machuel, com encenação de Pierre Voltz, com representações em Nancy, Paris e no festival Ille de France.

Desde 1999 encenou e escreveu para a Companhia de Teatro de Sintra, o Teatro Art’Imagem, o Theatre Repetition, e o TEatroensaio, entre várias outras companhias de teatro.

Entre os vários livros que publicou, destaque-se, em 2005, na Édition Lusophone, em Paris, o conto “O Peregrino” do qual se gravou um CD.

Pedro Estorminho viveu na Casa de Portugal André de Gouveia, em Paris, onde chegou a ser Conselheiro da Cultura entre 2003 e 2006.

.

“Dordio Une vie de couleur”

Texto e Encenação: Pedro Estorninho

Composição e Interpretação Musical: Eduardo Baltar Soares

Interpretação: Inês Leite, Joana Canoa e Paulo Monteiro

Coprodução: TEatroensaio / CM Arraiolos

.

Dias 19 e 20 de maio, 16h00

Maison du Portugal André de Gouveia

Cité Internationale Universitaire de Paris

7 P boulevard Jourdan

75014 Paris

.

Sous-titres en Français

Para maiores de 12 anos

Duração: 60 minutos

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]