LusoJornal / Mário Cantarinha

Téléthon: tricotar a Avenue des Portugais… para a vender ao retalho

A Assocação E3M associou-se uma vez mais ao FM Téléthon no passado fim de semana para angariar donativos, nos locais da rádio Alfa, em Valenton, através do «Crochethon». Várias personalidades, nomeadamente cantores lusodescendentes participaram no programa da noite de rádio portuguesa, com Odete Fernandes, Manuel Miranda e Vítor Santos, para participarem nesta ação.

A responsável, Suzette Fernandes, explicou que este ano o desafio era vender a Avenida dos Portugueses em pedaços de crochet de 10 centímetros. «Começámos a refletir e resolvemos seguir esta ideia, inicialmente lançada pelo Diretor da rádio».

Esta edição, apadrinhada por Johnny e Jenyfer Rainho, acolheu cerca de 50 pessoas voluntárias. De ano para ano, tem atraído muita gente e Suzette Fernandes referiu mesmo a ideia de talvez ter que «alugar um espaço no próximo ano para poder receber mais gente». 110 metros que «representam» a «famosa» avenida nas imediações do Arc de Triomphe, em Paris, foram tricotados e os organizadores esperam vender pelo menos metade.

«Quem comprar mais de um metro, leva uma recordação com o logotipo do comprador ou da sua empresa no qual está marcado que é acionário da avenida dos Portugueses». Sendo a avenida dos Portugueses a mais pequena de Paris, sem números, Suzette Fernandes serviu-se desta particularidade para «vendê-la» aos Portugueses, «para o ano espero vendê-la aos Franceses», diz a sorrir.

Todos os que participaram na sexta-feira à noite trabalharam no logotipo do Telethon representado pelo sol com raios multicolores para entregar no dia seguinte às crianças que representam o Théléthon este ano.

Johnny, padrinho do evento evocou um grande orgulho, que nunca tinha tido a oportunidade de se associar a esta iniciativa. «Vou tentar ficar o mais tempo possível aqui, já estou habituado a deitar-me tarde», acrescentou a sorrir. Também a fadista Jenyfer Rainho demonstrou orgulho e prazer para se associar a esta iniciativa. Os dois cantores que não se conheciam, cantaram juntos um tema improvisado em antena para animar a noite.

Não obstante os poucos meios da associação E3M, a sua vontade de continuar é forte, e manter o lema de sempre «olhar para a frente e não olhar para trás». Todos podem contribuir para ajudar a associação E3M, através do site.

 

www.asso-e3m.fr