LusoJornal | António Borga

Ténis: João Sousa derrotou Lucas Pouille no US Open

O melhor tenista português, João Sousa, acabou por derrotar o melhor tenista francês da atualidade, Lucas Pouille, e apurou-se para os oitavos-de-final da prova.

Um encontro que não se adivinhava fácil visto que João Sousa ocupa o 68° lugar no ranking mundial, enquanto Lucas Pouille está no 17° lugar.

No entanto João Sousa, que se tornou também no primeiro português a marcar presença nos oitavos de um Grand Slam, venceu em quatro sets pelos parciais de 7-6, 4-6, 7-6 e 7-6, em três horas e 39 minutos.

No fim do encontro, João Sousa mostrou-se feliz perante os jornalistas: “Sabia que tinha de jogar bem e foi perfeito. Estou muito feliz por estar pela primeira vez nos oitavos-de-final. Depois de uma longa batalha e uma excelente vitória, não podia estar mais contente. O objetivo de estar na segunda semana de um Grand Slam foi finalmente alcançado, depois de algumas tentativas. Estou muito feliz pela maneira como me apresentei, o nível que exibi. Estive na maior parte do encontro a grande nível. O Lucas é um excelente jogador”, concedeu ainda o português.

De notar que os dois atletas apenas se tinham defrontado uma vez, em 2013, num challenger na Itália, no Torneio de Todi, e o vencedor já tinha sido João Sousa em dois sets pelos parciais de 6-4 e 7-5 em 1 hora e 45 minutos.

Nos oitavos-de-final do US Open, o tenista português vai medir forças com um jogador que conhece bem, o sérvio Novak Djokovic, antigo número um mundial. Nos quatros encontros que disputaram, o sérvio saiu sempre vencedor, no US Open em 2013, em Roland Garros em 2014 e 2017 e em Miami em 2016.

No entanto Novak Djokovic reconhece o valor de João Sousa: “Ele teve uma grande vitória frente ao Pouille e há um par de dias diante do Carreño-Busta. Ele é um lutador e não dá a vitória, tenho de a merecer”.

De notar que o Sérvio também venceu um Francês, Richard Gasquet, em três sets pelos parciais de 6-2, 6-3 e 6-3, em duas horas e 13 minutos.